Convocado para o amistoso diante da seleção de El Salvador para o próximo dia 9 de Dezembro, o jovem de 18 anos do LA Galaxy, Efraín Álvarez, vem chamando a atenção do técnico da seleção dos Estados Unidos, Gregg Berhalter.
“O que eu pude observar no treinamento de hoje é que ele é um atleta muito criativo, tem um bom ritmo, e se vira muito bem em jogadas com pouco espaço”, disse o comandante.
Além disso, o técnico destacou a facilidade que Álvarez tem de jogar em diferentes posições no ataque, podendo atuar como Ponta, Meia-atacante e Centroavante.
Berhalter também destacou a maturidade e a evolução física obtida pelo jovem desde sua estreia em 2019, mas lamentou pelo atleta não ter tido mais chances de jogar recorrentemente.
Por outro lado, apesar de todos os elogios, o jovem não deve fazer sua estreia pela seleção, pelo menos por agora. De acordo com o próprio treinador da seleção Norte-Americana, o intuito de convocar o jovem do Galaxy é de familiarizá-lo com o ambiente, mas garante que em breve o garoto terá chances de jogar.
Efraín Álvarez tem 34 jogos, três gols e cinco assistências com o manto do Galaxy. Com o Los Angeles Galaxy II, equipe de base, são 20 jogos e 13 gols, um belo aproveitamento do jovem de 18 anos.
Um fator importante na convocação de Álvarez é que ele tem dupla nacionalidade, americana e mexicana, e por conta disso Berhalter ressaltou a importância de familiarizá-lo o quanto antes pois essa não é uma decisão fácil na vida de um atleta.
Anteriormente, o atleta já tinha passado pelas seleções de base do México, assim como dos Estados Unidos.
“Estamos falando de jogadores com um laço familiar muito forte com outros países. Não podemos forçá-lo a tomar esta decisão, por isso queremos criar o melhor ambiente possível para receber este tipo de atleta”, completou o treinador da seleção.
Estados Unidos e El Salvador terá cobertura completa de todos os canais do Território MLS.
(Capa: Reprodução/Instagram Efraín Álvarez)