León confirma favoritismo e é campeão no México

0
21
León, 8 vezes campeão mexicano

Na batalha das duas equipes que lutavam pelo oitavo troféu em sua galeria, o melhor time da primeira fase fez prevalecer seu bom futebol para chegar ao título do Guard1anes 2020. Após empatarem o jogo de ida na Cidade do México por 1 a 1, o León foi superior em seus domínios e venceu a partida decisiva contra o Pumas neste domingo (13) por 2 a 0.

O jogo começou com os donos da casa adiantando suas linhas e pressionando a equipe universitária em seu campo defensivo, em uma estratégia pouco usada pela equipe de Nacho Ambriz durante o torneio.

Estratégia essa que deu resultado já aos 12 minutos do primeiro tempo com uma bola roubada no ataque que se transformou em um passe de Fernando Navarro para o chute cruzado de Emanuel Gigliotti que o experiente Alfredo Talavera aceitou, abrindo o placar para o León.

Os Panzas Verdes dominaram o meio-campo com troca de passes e esperando o erro adversário, criando duas chances de ampliar a vantagem, ambas defendidas por Talavera. O Pumas só reagiu aos 39, com uma pancada de Carlos González para a boa defesa de Rodolfo Cota.

O segundo tempo iniciou-se da mesma forma que o primeiro, com os Esmeraldas criando chances enquanto o auriazul seguia sem conseguir criar. Até que as mexidas de ambos os lados de ambos os lados mudassem o destino do jogo.

Com a equipe de Andrés Lillini, técnico do Pumas, desorganizada e nervosa, buscando atacar a qualquer custo, Luis Montes, do Léon, achou Yairo Moreno para dar números finais ao jogo aos 43 da etapa final, e também ao campeonato, com 3 a 1 para o León no agregado.

Conquista que marcou a coroação de um excelente trabalho de Ambriz e toda a direção de La Fiera, que agora se junta ao Cruz Azul como 4° time com mais títulos da liga.

FICHA TÉCNICA

Léon – 2
Cota; Navarro (Sosa), Mosquera, González e Tessilo; Aquino, Montes e Meneses (Rodríguez); Mena (Campbell/Moreno), Ramírez e Gigliotti (Godínez).
Téc: I. Ambriz

Pumas – 0
Talavera; Rodríguez, Vásquez (Álvarez), Freire e Mayorga; López (Lira), Iniestra e Vigón; Gutierrez (Iturbe), González e Dinenno.
Téc: A. Lillini

Gols: Gigliotti e Moreno (LEON)
Cartões Amarelos: Mosquera, Campbell (LEON) / Álvarez, Rodríguez e Freire (PUM)

(Capa: Reprodução Twitter/Club León)