InícioMajor League SoccerAtlanta United FCColuna do Guga: Lisandro López pode ser mais que ''reserva de luxo''...

Coluna do Guga: Lisandro López pode ser mais que ”reserva de luxo” no Atlanta

No inicio desta semana, os principais jornais de Argentina e do estado americano da Geórgia noticiaram que o atacante de 37 anos, Lisandro López, está próximo de fechar com o Atlanta United. Na terceira edição da ”Coluna do Guga”, assinada pelo jornalista Gustavo Demétrio, o leitor terá a análise sobre o impacto desta possível contratação e como o time deve ser montado com a chegada do veterano.

Gabriel Heinze já trabalha duro para mudar o Atlanta e transformar o que foi uma pífia campanha em 2020 em algum sucesso neste novo ano. Táticas, mentalidade, preparação e todos os aspectos que compõem o jogo serão reformulados para que o novo técnico do clube possa formar uma identidade vencedora com seus jogadores.

Assim, um dos principais movimentos até aqui para que isso possa ocorrer é a quase certa contratação de Lisandro López, que encerrou seu vínculo com o Racing/ARG, onde é ídolo.

À primeira vista, claro, e também pela idade do reforço, é comum pensar que ele viria para ser ”reserva de luxo” no time, que inclusive deve contar para volta das competições oficiais com o titular absoluto na posição de centroavante, Josef Martínez, que praticamente não jogou temporada passada, devido lesão séria no joelho.

Todavia, pelo estilo de Heinze e do próprio López, é mais possível que haja uma dupla de ataque do que concorrência para posição.

Quando era treinador do Vélez Sarsfield/ARG, ”El Gringo” se notabilizou por armar um time muito móvel, com jogadores velozes, encaixes individuais na marcação pressão, e outros pormenores. Entre essas particularidades, estava a formatação de quando o seu time tinha a posse de bola.

Era corriqueiro a associação de dois jogadores centrais para o desenvolvimento das jogadas, mesmo que esses atletas não necessariamente fossem ”camisas 9”. Muitas vezes, o ”fixo” da posição, Maximiliano Romero, tinha a companhia de um extremo para a condução das jogadas, ora com Thiago Almada ou Augustín Bouzart.

Já Lisandro López, desde que voltou ao seu amado clube argentino em 2016, na maioria das vezes atuou como um segundo atacante, atrás de outro centroavante, que com o passar dos anos variou de perfil, de Cristaldo até mais recentemente Reniero.

Até mesmo quando não havia um jogador respectivo da posição para fazer a dupla, um mais móvel era encarregado de fazer esta função, com as descidas até o meio campo do jogador de 37 anos para abrir espaço.

Abaixo, alguns exemplos disto com o mapa de calor do atleta em dois dos mais importantes jogos do Racing na temporada.

(Flamengo 1 x 1 Racing – Oitavas Libertadores/ Fonte: SofaScore)
(Racing 1 x 0 Boca Juniors – Quartas Libertadores/Fonte: SofaScore)

Em outras palavras, a contratação teve muito do olhar de Heinze para o encaixe na sua forma de jogo. Isso fica muito claro.

Com Josef Martínez por lá também, e com ele ficando longe de ser um jogador fixo, sempre se movimentando e dando opções, a tendência é que ambos joguem juntos, o que alçaria o poderio ofensivo do Atlanta para um dos mais fortes da Major League Soccer.

E mesmo que, por conta de parte física e idade, López não possa atuar sempre e sair em alguns jogos do banco, o cenário também continua positivo para o time, afinal quando o atacante venezuelano não esteve disponível foi o limitado Adam Jahn que assumiu a responsabilidade. Ou seja, de qualquer forma, há um ganho para os ”Five Stripes”.

A ”Coluna do Guga” vai ao ar toda quinta-feira no Território MLS e traz opinião e informação sobre o futebol da MLS.

(Capa: Reprodução/ Site Racing)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1