Opinião TMLS: Mazatlán acerta ao trazer Giovanni Augusto?

0
14

Tem jogador brasileiro chegando na Liga MX, mais precisamente para defender as cores do Mazatlan. Trata-se do meio-campista Giovanni Augusto, de 31 anos, com passagens por vários clubes, como Figueirense/BRA, Atlético Mineiro/BRA, Corinthians/BRA, Vasco/BRA e Coritiba/BRA.

Revelado no Atlético Mineiro, o jogador foi emprestado a vários clubes até chamar a atenção do futebol brasileiro ao se firmar no Figueirense em 2014, com direito a ter marcado o primeiro gol da história da Arena Corinthians, dando a vitória a equipe catarinense. No retorno ao Galo, o jogador continuou tendo grande destaque atuando pela equipe em 2015 até que foi negociado com o Corinthians por uma quantia de 4,5 milhões de euros, porém não conseguiu entregar o que se esperava.

Giovanni Augusto no BR-2020

Foi em 2020, atuando pelo Coritiba, que Giovanni Augusto voltou a chamar a atenção. O jogador é dono de estatísticas impressionantes no atual Campeonato Brasileiro:

  • Quatro gols e cinco assistências
  • 50% de participação dos gols do Coritiba enquanto esteve em campo
  • 24 passes certos por jogo, com 82% de aproveitamento
  • 2 passes-chave por jogo

O mapa de calor do jogador ilustra a sua capacidade de ainda cair pelos lados como fazia quando mais jovem, porém atualmente Giovanni Augusto tem jogado pelo Coritiba, tanto como meia armador, quanto como falso nove, criando espaços para seus companheiros mas também pisando na área constantemente para concluir, além de possuir uma grande capacidade de finalização de fora da área.

Foto: Reprodução/ Sofascore

Como escalar o Mazatlán com Giovanni Augusto

O comando de ataque do Mazatlán/MEX tem dono e inclusive é também brasileiro: Camilo Sanvezzo. Giovanni Augusto pode funcionar como meia-atacante se associando aos pontas velocistas da equipe, como Luis “Quick” Mendoza e as novas aquisições, Gael Sandoval e Ulises Cardona, para municiar Sanvezzo.

Opções de atuação ofensiva para Giovanni Augusto

  • Giovanni Augusto (10) pode se aproveitar de passes rasteiros de Quick Mendoza (7) em direção a entrada da área, ponta clássico que procura a linha de fundo para fazer cruzamentos.
  • Pode eventualmente trocar de posição e se associar com Gael Sandoval (7), ponta pela esquerda mas que atua com o pé invertido, o jogador é aquisição do Mazatlán para o Guard1anes 2021 e deve ser titular com a iminente saída de Martín Rodríguez para o Pumas/MEX.
  • O meia brasileiro, com sua capacidade de armação, também pode assistir a Sanvezzo (17) e se aproveitar dos espaços gerados pelo atacante para chegar a área com liberdade, já que Camilo é muito móvel e capaz de “arrastar” os defensores.
  • Esse não é um movimento muito diferente do que fazia o atacante Cesar Huerta que volta de empréstimo ao Chivas/MEX, acredita-se que Giovanni Augusto poderia desempenhar a função com mais qualidade.

Capa: Reprodução/ Twitter Coritiba