InícioMajor League SoccerAtlanta United FCTMLS Scout - Dinâmico e intenso, capitão do Cerro Porteño já é...

TMLS Scout – Dinâmico e intenso, capitão do Cerro Porteño já é realidade

Toda segunda o Território MLS apresenta a coluna “TMLS Scout”, onde analisaremos jogadores com potencial para, em breve, aparecer na principal liga de futebol dos Estados Unidos. 

Mathias Villasanti! Talvez você já tenha ouvido falar desse nome. O volante paraguaio de 23 anos já acumula convocações para a seleção de seu país e tem sido especulado há um bom tempo em times do Brasil e da própria MLS.

Fruto das canteras do clube de Barrio Obrero, Villasanti adquiriu maturidade desde muito cedo, quando emprestado ao Temperley (ARG) em 2017, para retornar ao Cerro Porteño com grande destaque, sendo hoje o grande nome da equipe de Chiqui Arce (aquele), e titular da seleção principal nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Mesmo com contrato até Dezembro de 2022 e cada vez mais valorizado, o capitão Azulgrana dificilmente seguirá no futebol guarani. Com um valor de mercado girando em 7 milhões de dólares, o que transformaria ele em um jogador designado para os padrões da MLS, além de despertar a atenção do mercado sul-americano e até mesmo europeu.

CARACTERÍSTICAS 

Intenso, inteligente e dinâmico, esse são adjetivos que resumem bem o futebol do camisa 20 do Ciclón, que consegue trazer vida ao centro do campo, seja desarmando, preenchendo espaços ou carregando a bola no terço central.

Trata-se de um jogador que não só protege bem a área a frente dos zagueiros como também consegue criar espaços na transição ofensiva, além de ter calma e paciência para facilitar o jogo quando sua equipe precisa da posse de bola.

No início do ano teve seu nome ligado ao Atlanta United e mais recentemente ao Palmeiras/BRA, entre outros times. É um volante/meio-campista que associa muito bem o jogo com os laterais e que embora seja de mais responsabilidades defensivas, pode contribuir na geração de jogo no ataque.

Em 2020 foram 26 partidas pelo Cerro e quatro pela seleção paraguaia, sendo três como titular, incluindo sua grande partida do ano, contra a Argentina, onde em plena La Bombonera foi um dos responsáveis pelo empate em um a um, anulando as investidas pelo lado direito albiceleste.

Imagem
Foto: Reprodução – TwitterOficial/SeleccionParaguaya

O fato de ter apenas um gol e uma assistência no período diz muito sobre seu papel em campo, sendo um jogador que é influente no desempenho de sua equipe muito além do que os números são capazes de refletir.

PONTOS DE ATENÇÃO 

Embora seja um meio-campista com qualidades fundamentais para o futebol dos tempos atuais, Mathías ainda deixa a desejar nas disputas aéreas e no seu porte físico, que o atrapalha em divididas ou jogadas mais ríspidas com adversários de maior imposição.

Outro fator importante a ser observado em seu jogo é seu trabalho com a bola na parte ofensiva, pois é um atleta que pouco aparece na área adversária e que não usa os espaços que consegue criar com sua velocidade para verticalizar seus passes e criar boas chances de ataque.

RELATÓRIO FINAL

Mathias Villasanti é um jogador que tem evoluído a cada temporada, tendo grande facilidade de acrescentar novas ferramentas a seu jogo, que por si só já impressiona pela capacidade de leitura defensiva e de preenchimento de espaços.

A parte ofensiva ainda carece de reparos, mas em grande parte já vemos um jogador pronto para jogar no mais alto nível, sua dinâmica e inteligência em campo são acima da média, sobretudo refletidas em um jogo defensivo quase irretocável, a não ser pelo seu porte físico ainda deficitário.

O fato de ainda aos 23 anos vestir a faixa de capitão da equipe mais popular do futebol paraguaio e ser titular de sua seleção já o colocam em uma vitrine rara de jogadores sul-americanos referentes a ainda jogarem no continente. E se depender da competência dos scouts da MLS (e do bolso também), será mais um jogador latino a brilhar nos gramados da América do Norte.

FICHA

Nome: Mathías Adalberto Villasanti Rolón
Idade: 23 anos
Posição: 2° Volante/Meia-Direita
Nacionalidade: Paraguai
Equipe: Cerro Porteño (PAR)
Competições: Campeonato Paraguaio/ Copa Libertadores/ Elminatórias para a Copa do Mundo de 2022

(Capa: Twitter Oficial/ Club Cerro Porteño)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1