O Los Angeles Galaxy fez uma temporada muito ruim em 2020. A equipe foi eliminada na fase de grupos do MLS Is Back e ficou fora dos playoffs da Major League Soccer, ao terminar a temporada regular na décima colocação, com 22 pontos somados. Por sinal, ficar fora dos playoffs já não é novidade para os galácticos, já que nas últimas cinco temporadas da MLS, em três delas a equipe ficou de fora da pós-temporada.
Para 2021, o Los Angeles Galaxy tem planos ambiciosos de tentar elevar o desempenho do time, um deles foi o anuncio do técnico Greg Vanney, ex Toronto FC. O time se movimenta para trazer reforços, a exemplo disso, temos a estrela italiana Sebastian Giovinco, que é um dos alvos.
Além disso, o Galaxy deve contar também com um jogador que já está por lá há algum tempo. Trata-se de Jonathan Dos Santos. O meio-campista mexicano atua pela franquia da Califórnia desde 2017, quando foi contratado junto ao Villarreal/ESP por € 4,3 milhões. O atleta, desde então, se tornou peça-chave pro Los Angeles Galaxy tendo assumido inclusive a braçadeira de capitão. Todavia, uma temporada marcada por lesões fez com que ele perdesse muitos jogos em 2020 e, por conta disso, não pode ser útil à equipe como gostaria.
Mas, se depender dele, 2021 será bem diferente.
Em entrevista ao jornalista Kevin Baxter, do portal Los Angeles Times, o atleta falou das expectativas para a nova temporada. Dos Santos demonstrou estar saudável e confiante para 2021: “Depende de mim, do que demonstrarei em campo e fora dele”, disse Jonathan. “Estou muito confiante”, completou o mexicano.
Sobre o que espera dentro das quatro linhas, Dos Santos mostrou-se determinado e ambicioso: “Quero fazer algo grande com o clube e ser campeão. Eu acho que este vai ser o ano”, disse o mexicano. O atleta parece estar determinado a fazer história pelo Los Angeles Galaxy e disposto a fazer uma temporada bem melhor que a de 2020: “Eu sei que estou aqui no Galaxy para fazer história. Eu não vim aqui para passar despercebido[..]. Não estou aqui para isso”, disse o jogador. “Este ano será melhor do que o último com certeza,” disse Jonathan, ressaltando seu otimismo pra nova temporada.
O Los Angeles Galaxy não sabe o que é levantar o troféu de campeão da MLS desde 2014. A equipe é a maior vencedora da competição com cinco troféus, mas já vai pra sétima temporada de jejum. O time sabe que precisa fazer muito mais do que tem feito nos últimos anos se quiser voltar a ser competitivo e levantar taças e Jonathan Dos Santos será uma peça fundamental nesta engrenagem. Resiliência, foco e motivação para isso ele demonstra ter de sobra.
(Capa: Reprodução/Instagram Jonathan Dos Santos)