Há seis jogadores que atuam no futebol europeu, três nos Estados Unidos e 11 no Canadá
Mauro Biello anunciou seus 20 convocados para a disputa do Pré Olímpico da Concacaf em Guadalajara, no México. Na lista, seis jogadores atuam no futebol europeu, três atuam nos Estados Unidos e 11 no Canadá, incluindo dois na Canadian Premier League.
Canadá se encontra no Grupo B da competição junto com El Salvador, Haiti e Honduras. Os dois primeiros do grupo avançam às semifinais e os vencedores nessa fase se qualificam aos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Grupo A é composto por México, Estados Unidos, Costa Rica e República Dominicana. A competição era para ser disputada em março de 2020, mas por conta da pandemia ela foi adiada para este ano.
Oito dos 20 convocados já atuaram pela seleção principal do Canadá, são eles: Derek Cornelius, Ballou Tabla, Kris Twardek, Theo Bair, Zorhan Bassong, Zachary Brault-Guillard, Charles Brym e Marcus Godinho. É a primeira vez que Ballou Tabla foi convocado para alguma seleção canadense desde que deixou o FC Barcelona, grande oportunidade para a jovem promessa canadense voltar aos trilhos, agora que será comandado pelo seu ex-treinador e ídolo Mauro Biello.
Por conta do surto de COVID-19 no elenco do Toronto FC, nenhum jogador do clube foi liberado para disputar a competição e é pouco provável que algum jogador da equipe vá às Eliminatórias em Março. Também há complicações para liberar jogadores que atuam no Reino Unido, por isso jogadores como Cristián Gutiérrez, Kamal Miller, Alistair Johnston, Theo Corbeanu e Dayne St. Clair não foram chamados ao Pré Olímpico para jogarem na seleção principal e Harry Paton foi cortado da convocação olímpica.
Entre as surpresas na lista aparecem dois jogadores que atuam em clubes importantes na Europa, Lucas Dias do Sporting CP de Portugal e Sebastian Breza do Bologna da Itália. Lucas, 18, é visto como uma das jóias do Sporting e recusou uma convocação do Portugal sub-19 para ir ao Pré Olímpico com o Canadá e Sebastian, 23, é o único canadense a ser relacionado para mais de uma partida na Serie A italiana na história, onde atuou pelo Palermo e no Bologna, seu clube atual.
Thomas Meilleur-Giguère, zagueiro do Pacific FC e David Norman Jr, meio-campista do Cavalry FC são os únicos jogadores da Canadian Premier League convocados. Embora os laterais Mohamed Farsi e Diyaeddine Abzi, de Cavalry e York United respectivamente, foram chamados para treinar no México com a equipe e podem ser convocados caso haja algum corte por lesão ou se precisarem de algum dos jogadores na seleção principal nas Eliminatórias.
A lista completa dos convocados é a seguinte:
Goleiros: Sebastian Breza (Bologna/ITA), James Pantemis (CF Montréal) e Matthew Nogueira (Marítimo/POR)
Laterais: Zachary Brault-Guillard (CF Montréal), Zorhan Bassong (CF Montréal) e Marcus Godinho (FSV Zwickau/ALE)
Zagueiros: Derek Cornelius (Vancouver Whitecaps), Callum Montgomery (Minnesota United/EUA) e Thomas Meilleur-Giguère (Pacific FC)
Meias: Michael Baldisimo (Vancouver Whitecaps), David Norman Jr. (Cavalry FC), Aidan Daniels (OC Energy/EUA), Ryan Raposo (Vancouver Whitecaps), Lucas Dias (Sporting CP/POR) e Patrick Metcalfe (Vancouver Whitecaps)
Atacantes: Tajon Buchanan (NE Revolution/EUA), Ballou Tabla (CF Montréal), Charles Brym (Royal Mouscron/BEL), Kris Twardek (Jagiellonia/POL) e Theo Bair (Vancouver Whitecaps)
Matéria original: CanPL Brasil
Para saber mais sobre o futebol canadense, acesse o site www.canplbrasil.blogspot.com
(Capa: Reprodução/CanadaSoccerEN)