Com ex-Montreal, Cuba convoca “estrangeiros” pela primeira vez na história

0
15

Lateral que hoje joga a USL Championship pelo FC Tulsa está em convocação inédita e histórica

Reprodução/FC Tulsa

O lateral esquerdo de 29 anos, Jorge Luís Corrales, tem muitos motivos para celebrar neste início do mês de março. Isso porque, em decisão inédita, a seleção de Cuba optou por convocar jogador que atuam fora do país pela primeira vez em sua história. Com isso, Corrales e outros jogadores que atuam foram do país terão a oportunidade de voltar ou de estrear pela seleção do país.

O regime ditatorial cubano é severo e restritivo, o que já ocasionou em atletas que desertaram e fugiram do país para viver em outros lugares. No últimos anos, no entanto, o governo cubano vem cedendo em algumas questões e dessa vez o futebol foi afetado, mas positivamente.

Corrales, que começou a carreira no Villa Clara, de Cuba, defendeu a seleção de seu país entre 2011 e 2015, enquanto jogava no futebol cubano. Ao se transferir para os Estados Unidos, quando foi para o Fort Lauderdale Strikers, o jogador deixou de ser chamado, uma vez que nunca foi permitido que a seleção de Cuba convocasse jogadores que não atuavam no país.

Além de Corrales, outros 10 jogadores que atuam fora do país foram chamados. Oniel Hernadéz, Norwich/ING, é o mais famoso entre eles. Nos Estados Unidos, entre MLS, USL Championship e USl League One, estão cerca de 12 jogadores cubanos que podem, futuramente, representar a seleção. O mais conhecido é Oswaldo Alonso, ídolo do Seattle Sounders e hoje capitão do Minnesota United.

A seleção de Cuba jogará as eliminatórias para a Copa do Mundo nos dias 24 e 28 de março contra Guatemala e Curaçao.

(Capa: Reprodução/FC Tulsa)