InícioColunasMLS em números: países da América do Norte

MLS em números: países da América do Norte

Nesta semana, vamos falar dos países da América do Norte na MLS, trazendo a distribuição dos jogadores dos países, além de outras curiosidades

Francisco Mendoza é o mexicano com mais partidas na MLS
Reprodução: Imago Images – Francisco Mendoza é o mexicano com mais partidas na MLS (123)

É sempre legal ver como o futebol mexe com emoções e curiosidade dos nossos leitores. Portanto, essa semana vamos trazer números referentes aos jogadores da América do Norte, atendendo a sugestão do Ewerton Pacheco.

Em primeiro lugar, vamos lembrar que na primeira edição da MLS em números mostramos que os países da América do Norte foram os principais exportadores para a liga por quase 10 temporadas, inclusive entrando em declínio a partir da temporada 22 (2017). Vamos falar mais um pouco sobre isso. OBSERVAÇÃO: bem como nas primeiras edições, vamos deixar de fora apenas Estados Unidos e Canadá, que consideramos pais sede.

HISTÓRIA

A MLS é uma liga que em sua temporada inaugural contou com 27% de jogadores estrangeiros. Esse número cresceu junto com o crescimento da quantidade de times, ou seja, atualmente a liga de 51%, em uma proporção que vem crescente desde 2014.

Nesse ínterim, os países norte americanos tinham uma participação importante no começo da liga, perdendo apenas para a América do Sul em representatividade. Em contrapartida, apesar da Europa ter uma porcentagem próxima, com exceção de Roberto Donadoni, eram jogadores de menor renome e que chegavam a valores “baixos” para os Estados Unidos. Posteriormente, com o crescimento da liga e do poder de investimento, países de centros menos expressivos como América do Norte e África começam a perder espaço e consequentemente sua representatividade na liga cai drasticamente.

Comparativo entre a temporada inaugural (1996 – azul) e 25 (2020 – laranja)
Infográfico TMLS – Comparativo entre a temporada inaugural (1996 – azul) e 25 (2020 – laranja)

DISTRIBUIÇÃO DA AMERICA DO NORTE

País com a liga de futebol mais competitiva da América do Norte, é de se esperar que o México seja o maior exportador de jogadores do continente na atualidade tanto quanto na representatividade ao longo dos anos. Contudo essa crença é parcialmente correta.

O país com mais participações na MLS é a Jamaica, com 222. Aqui cabe uma explicação: participações não é total de jogadores. Usemos, por exemplo, a própria Jamaica: em 1996 teve dois jogadores na liga, um deles foi Aimont Butler. Em seguida (1997), o mesmo Butler foi um dos dois jogadores jamaicanos. Então, para a contagem de participações, ele aparece duas vezes. Atualmente o México aparece em segundo com 161 e Costa Rica em terceiro com 160.

A seguir a tendencia atual da liga, os mexicanos cairão para a terceira posição em breve.
Infográfico TMLS – A seguir a tendencia atual da liga, os mexicanos cairão para a terceira posição em breve.

PAISES REPRESENTADOS

Seja como for, cabe ressaltar que consideramos América do Norte os países registrados a Concacaf. Já vimos alguns questionamentos sobre a América Central não aparecer nas edições anteriores, então fica aqui o esclarecimento.

São 19 países representados da história, dos 38 registrados na CONCACAF, ou seja, metade deles. Antigua e Barbuda é quem tem menos representações com as duas de Brian Edwards jogando 810 minutos entre as temporadas 2008 e 2009 pelo Toronto FC. Atualmente 12 deles continuam com representantes na MLS.

Ao mesmo tempo outros países pouco tradicionais no futebol foram representados, como Martinica (4), Ilhas Turks e Caicos (5), São Cristóvão e Névis (12) e São Vicente e Granadinas (13).

A lista completa de países, por ordem de representações é:

PAÍSREPRESENTAÇÕES2020
Jamaica2225
México16115
Costa Rica16013
Trinidad e Tobago1144
Honduras1099
El Salvador762
Panamá553
Porto Rico531
Haiti442
Guatemala360
Cuba283
Granada140
São Vicente e Granadinas130
São Cristóvão e Névis120
Belize102
Bermuda90
Ilhas Turks e Caicos50
Martinica41
Antigua e Barbuda20

(Capa: Arte/Cymon Designer)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1