Seleção masculina dos Estados Unidos tem amistoso confirmado para o dia 30 de maio contra a Suíça, na cidade de St. Gallen
A Seleção Americana confirmou nesta sexta-feira (19) um amistoso internacional no dia 30 de maio contra a Suíça. O encontro representará uma preparação para a partida semifinal da Liga das Nações da CONCACAF contra Honduras, em 3 de junho.
O confronto será realizado em solo suíço, na cidade de St. Gallen, no nordeste do país. Será a sexta partida que os Estados Unidos enfrentarão um adversário do Top 20 da FIFA desde que Berhalter se tornou técnico em 2019.
Liderados pelo meio-campista do Arsenal, Granit Xhaka e pelo ponta do Liverpool, Xherdan Shaqiri, os suíços se preparam para a Eurocopa, onde foram sorteados para o Grupo A com a tetracampeã da Copa do Mundo Itália, Turquia e País de Gales.
Com a temporada das ligas europeias terminando antes da partida com a Suíça, o técnico Gregg Berhalter poderá contar com força total e falou também da importância do amistoso: “Uma das nossas prioridades é desafiar-nos contra competições de alto nível, por isso estamos entusiasmados por ter a oportunidade de enfrentar um adversário europeu de qualidade”. “Ambas as equipes estarão se preparando para grandes torneios, por isso será uma ótima preparação para o nosso grupo no início do verão.”
Além deste amistoso, a seleção enfrentará também a Jamaica no dia 25 de março e a Irlanda do Norte em 28 de março com ambas as partidas sendo realizadas na Europa.
Histórico
Estados Unidos e Suíça se enfrentaram em oito oportunidades na história, com 4 vitórias da seleção europeia, 3 empates e apenas um triunfo americano. O jogo mais emblemático foi na partida de abertura da Copa do Mundo de 1994 em Detroit, quando 77.000 torcedores testemunharam o gol de Eric Wynalda no empate de 1 a 1 contra os suíços. Resultado que se repetiu no último confronto de 2015 em Zurique, onde o gol de falta de Brek Shea ajudou o USMNT a se livrar de uma derrota.
No entanto, o amistoso de maio acontecerá quase 31 anos depois do primeiro jogo dos Estados Unidos em St. Gallen. Naquele oportunidade, Bruce Murray marcou o gol dos EUA na derrota por 2 a 1 em 2 de junho de 1990 na última partida do time antes de participar da Copa do Mundo de 1990.
(Capa: Divulgação/Twitter USMNT)