Torneio sub-23 da Concacaf chega em sua fase mais importante com México, Estados Unidos, Honduras e Canadá disputando duas vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio
O campeonato sub-23 mais importante do continente chegou em sua fase final e decisiva. O Pré-olímpico da Concacaf já conheceu as quatro seleções que se classificaram na fase de grupos e disputarão neste domingo as tão sonhadas semi-finais que valem vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, disputado no meio do ano de 2021.
No grupo A, como principal força da América do Norte, o México com seus 100% de aproveitamento carimbou o primeiro lugar e os Estados Unidos obteve o segundo posto sem muita dificiculdade. Já no grupo B, Honduras e Canadá conseguiram a classificação em uma chave mais disputada, com ambas as seleções terminando com cinco pontos, mas com o saldo sendo decisivo para o país da América Central terminar na frente dos canadenses por um gol de diferença.
Confira a classificação final dos grupos do Pré-olímpico da Concacaf:
Com a fase de grupos já realizada, os confrontos pré-determinados acontecerão entre o primeiro de um grupo e o segundo do outro em jogo único no Estádio Jalisco em Guadalajara neste domingo, dia 28 de março.
Confira os confrontos e um resumo da semi-final:
Honduras X Estados Unidos – 19h / Transmissão: Rádio Território MLS
Fora das duas últimas Olimpíadas, a seleção americana comandada por Jason Kreis irá enfrentar a seleção hondurenha, carrasca da edição passada quando venceu o jogo por 2 a 0 e se classificou para as Olimpíadas de 2016. A badalada geração estadunidense conta com ligeiro favoritismo, já que possui destaques em quase todas as posições, mas ainda desempenha um futebol distante de seu potencial máximo.
Do outro lado, o sucesso recente de se classificar para as últimas três olimpíadas equilibram a balança e mesmo sem o brilhantismo de gerações anteriores, o futebol hondurenho conta com Darixon Vuelto e Douglas Martínez para representar o jogo veloz e ofensivo da potência centro-americana.
México X Canadá – 22h
Seis vezes campeão do torneio e medalha de ouro nas Olimpíadas de 2012, o México não é só favorito para a vaga, mas também pelo título do torneio. O tradicional futebol mexicano passou em primeiro lugar sem dificuldade alguma em um dos grupos mais fortes da história da competição e com 100% do plantel atuando em solo mexicano, enxerga em nomes como Sebatián Córdova, Alexis Vega, Roberto Alvarado, José Macías e Uriel Antuna o futuro do futebol do país.
Chegando nas semi-finais desde 2008, mas nunca avançando até a final, o Canadá é azarão e terá pela frente seu algoz dos dois últimos pré-olímpicos. Porém, dessa vez com um dos melhores elencos em sua história, os Canucks apostam nos valores individuais da estrela Tajon Buchanan dos Revs para comandar a tão sonhada classificação.
(Capa: divulgação/Concacaf)