O ano de 2021 chegou repleto de novos hábitos e colocando fim de antigos costumes na sociedade como um todo, algo que não diferiu no âmbito do futebol
A pandemia da COVID-19, que o mundo enfrenta desde o início de 2020, nos trouxe novos hábitos diários, tais como as vídeo-chamadas e web-conferências, como também privou as torcidas do costumeiro hábito de frequentar estádios para assistir uma partida de futebol
Com isso, os números das torcidas virtuais começam a aumentar para acompanhar o dia-dia dos seus times de coração e receberem, em primeira mão, novidades de bastidores e possíveis transferências.
O cenário atual da Major League Soccer com as redes sociais é bastante promissor, com todas as 27 franquias bem representadas nas quatro maiores (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube).
A Rede social de maior sucesso ao redor do mundo, o Facebook, lidera o ranking de torcedores vinculados às franquias com mais de 12 milhões de seguidores assim distribuídos nas franquias:
Já no Twitter, a torcida alcança quase oito milhões de usuários, sendo essa uma das redes sociais mais importantes nas atualizações de mercado, caracterizada por sua rapidez no tráfego de informações. Confira o cenário atual das franquias no Twitter:
A rede social que mais cresce atualmente, o Instagram, está próximo de ultrapassar o Twitter, que já conta com quase sete milhões de usuários seguindo as equipes na rede:
Por fim, a maior plataforma de compartilhamento de videos e transmissões on-line, o Youtube, ainda segue em 4° no número de torcedores, mas esse cenário pode mudar com as possíveis futuras transmissões futebolísticas podendo adentrar a plataforma. Hoje, as franquias somam mais de 650 mil usuários inscritos em seus canais. Confira a atual distribuição desses números:
No atual cenário, vale destacar o LA Galaxy, que conta com mais de quatro milhões de seguidores nas quatro redes sociais apresentadas. Seguidores esses que foram consolidados por suas brilhantes temporadas e contratações de peso.
Outro destaque é sobre a a ascensão astronômica do Atlanta United, que em apenas quatro anos já faturou uma MLS Cup e, atualmente, é o terceiro colocado em números gerais de seguidores com a expressiva marca de mais de um milhão e 800 mil seguidores nas quatro redes sociais.
(Capa: Reprodução Twitter/Inter Miami CF)