Detroit City goleia o Chattanooga FC e conquista a NISA Legends Cup 2021

0
9

Clube de Michigan não toma conhecimento da equipe dona da casa e aplica goleada, garantindo o título da NISA Legends Cup 2021

Detroit City FC e Chattanooga FC disputaram a final da NISA Legends Cup no Finley Stadium, em Tennessee, neste domingo (25). Dominante em campo mesmo atuando na casa do rival, o Detroit derrotou o Chattanooga por 3 a 0, com gols de Lewis, Todd e Venegas, de falta, sagrando-se campeão do torneio.

Esta foi a segunda conquista em menos de um ano para o Detroit City, que já havia vencido também a última temporada da NISA – National Independent Soccer Association – com o Detroit City FC sendo o campeão de outono da liga em cima do Oakland Roats, da Califórnia. Contudo o Oakland Roats foi ”promovido” para a USL Championship (entenda), equivalente a segunda divisão.

Caminho até o título

Nesta temporada de primavera, a NISA anunciou a Legends Cup com nove equipes que jogaram entre os dias 13 e 25 de abril, no Finley Stadium. Os clubes foram distribuídos em três grupos durante a Legends Cup 2021, sendo:

• Grupo 1 – Maryland Bobcats FC, Michigan Stars FC, 1904 FC

• Grupo 2 – Detroit City FC, Cal United Strikers FC, Stumptown AC

• Grupo 3 – Chattanooga FC, Los Angeles Force, New Amsterdam FC

O Detroit City FC venceu o Stumptown AC por 2×0 e empatou sem gols com o Cal United Strikers FC. Nas semifinais, o clube venceu o 1904 FC por 1X0, garantindo sua participação na decisão do torneio. Já o Chattanooga FC aplicou duas goleadas na primeira fase, 4×1 no Los Angeles Force e 3×0 no New Amsterdam FC, garantindo a classificação à final por ter tido a melhor campanha na fase de grupos do torneio.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

A NISA

NISA – National Identenpend Soccer Association – é uma liga profissional de futebol considerada a terceira divisão do soccer americano, assim com a USL one também é outra liga considerada terceira divisão pela U.S. Soccer Federation. Isso se explica por que a federação americana trabalha com um sistema de franquia no formato de ligas independentes e faz alterações de suas respectivas divisões com certa frenquência, a depender, principalmente, dos aspectos financeiros e sociais que cada liga desenvolve ao longo dos anos. Enquanto que os clubes podem aplicar para entrar em um liga diferente e conseguir o ”Acesso” á uma divisão diferente caso tenha um projeto aprovado pela nova liga em que deseja jogar. A extinta liga NASL – North American Soccer League – por exemplo, fez grande sucesso na década de 1970 e teve seu mais novo encerramento em 2017. Em 2019, a NISA foi criada com o objetivo de ser uma liga fora do eixo ”MLS-USL” e já agregou várias equipes da extinta NASL, como o histório New York Cosmos.

O JOGO

Jogando em seus domínios, o Chattanooga começou melhor em campo com mais posse de bola em uma formação 4-4-2 do treinador Peter Fuller com boa participação de Tate Robertson armando algumas jogadas nos minutos iniciais. Contudo, aos 11′, após escanteio na área o zagueiro Matthew Lewis acertou um bonito chute e faz o primeiro gol da partida para o Detroit City FC. Aos 24′, lance duvidoso com Max Todd, do Detroit City, colocando o braço e alterando a trajetória da bola dentro da grande área. Porém, o juiz não marcou pênalti neste lance a favor do Chattanooga. Vale lembrar que na NISA não há VAR. Aos 34′, o árbitro marcpu pênalti a favor do Detroit City após falta de Russell em cima de Todd, que ele mesmo cobrou e ampliou o placar, deslocando o goleiro adversário.

No segundo tempo, Brett Jones entrou no lugar de Naglestad no ataque do Chattanooga. Contudo, foi o Detroit City que atacou com mais perigo no início da segunda etapa, chegando a marcar um gol com Yazeed Matthews aos 55′, porém o atacante estava em posição adianta e o gol foi anulado pelo assistente. Nos minutos finais, Vanegas cobrou falta e faz um golaço, dando números finais a goleada de três a zero para o Detroit City FC.

Durante a entrega do trófeu de campeão da Legends Cup para o Detroit City, o zagueiro Matthew Lewis recebeu o prêmio de destaque da competição.

FICHA TÉCNICA

Chattanooga FC – 0

Phillip D’Amico ; Kaio Da Silva, Nick Spielman e Shaun Russell; Cameron Woodfin, Tate Robertson , Sean Hoffstatter e Ian McGrath; Juan Hernandez-Mendizabal, Markus Naglestad (Brett Jones) e Brian Bement (Topher Marshall ).
Téc: Peter Fuller

Detroit City FC – 3

Natan Steinwascher ; Kevin Venegas, Matthew Lewis e Stephen Carroll; Maximiliano Rodriguez, Connor Rutz (Chamokav) , Cyrus Saydee e Javier Steinwascher; Yazeed Matthews, Max Todd e Patricio Botello Faz (Roddy Green).
Téc: Trevor James

Gols: Lewis, Todd e Venegas (DET)

Cartões Amarelos: McGrath (CHA) 

Cartões Vermelhos: Nenhum

(Capa: Reprodução / Twitter Detroit City FC)