InícioMajor League SoccerAustin FCMLS, U.S. Soccer e clubes comentam condenação de ex-policial que causou morte...

MLS, U.S. Soccer e clubes comentam condenação de ex-policial que causou morte de George Floyd

A notícia da condenação de Derek Chauvin também ganhou voz dentro da MLS e algumas de suas franquias

O mundo esportivo não permaneceu calado diante do resultado do julgamento do ex-policial Derek Chauvin, que, nesta terça-feira (20),  foi considerado culpado em três acusações sobre a morte de George Floyd, em maio do ano passado. Assim como a NBA, NHL e MLB, a Major League Soccer divulgou um memorando em seu site e redes sociais comentando a decisão judicial que, pela primeira vez na história dos Estados Unidos, condenou um agente de segurança pública à prisão após a morte de um homem negro, levando-se em conta os casos mais emblemáticos.

Reprodução/Twitter MLS

“A Major League Soccer está unida na condenação inequívoca da violência, discriminação e ódio em todas as suas formas destrutivas e se solidariza com a família de George Floyd, amigos, a comunidade negra e seus aliados. Embora o veredicto de hoje não possa curar a dor indescritível de uma vida humana violentamente tirada, ele honra a santidade da vida de George Floyd e reafirma que a vida negra é importante. A MLS, seus clubes, a MLSPA e seus jogadores continuarão a tomar medidas para promover a igualdade, a paz e a cura. A justiça para um não deve ofuscar o clamor por justiça igual para todos”, afirma o comunicado da liga. 

Apesar de ser citada no memorando da MLS, a MLSPA (Associação de Jogadores da MLS) não se pronunciou até a publicação desta matéria sobre o caso em seu site ou redes sociais, indo na contramão dos diversos clubes da liga que fizeram publicações próprias ou deram voz à fala de seus principais jogadores. 

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI! Acessando por esse link, você assina e ainda ajuda o Território MLS

Dentre as franquias que se manifestaram sobre a condenação de Derek Chauvin, Portland Timbers, Seattle Sounders, Houston Dynamo, Chicago Fire, DC United, New England Revolution, Philadelphia Union, Toronto FC, Colorado Rapids, Los Angeles Galaxy, Los Angeles FC, San Jose Earthquakes e Vancouver Whitecaps fizeram publicações próprias. 

Já Inter Miami, Real Salt Lake, Austin FC e CF Montréal optaram por não comentar sobre o assunto em seus canais oficiais de comunicação. As demais franquias da MLS não citadas compartilharam o memorando divulgado pela MLS.

Minnesota United

Por estar no epicentro do caso, o Minnesota United foi o único clube da liga que foi um pouco além sobre o histórico julgamento: a franquia publicou a sua fala oficial, mas trouxe também, de forma separada, a opinião de seus próprios jogadores sobre a prisão de Chauvin, que deverá ter o tempo de sua condenação informado pelas autoridades de Minneapolis em até oito semanas.

Controvérsia

Ainda sobre o assunto envolvendo a condenação de Derek Chauvin, a U.S. Soccer, entidade máxima do futebol nos Estados Unidos, se viu diante de uma controvérsia ao compartilhar sua mensagem sobre o julgamento de Chauvin: ao falar sobre justiça social e igualdade, diversos seguidores da Federação não deixaram passar a oportunidade de cobrar da entidade a equiparação salarial envolvendo os atletas das seleções masculina e feminina dos Estados Unidos.

Nos últimos anos, as jogadoras da USWNT cobram, sem sucesso, a U.S. Soccer por vencimentos no mesmo patamar pagos para os homens, que jamais obtiveram o mesmo rendimento no esporte quando o assunto é desempenho em Copas do Mundo da FIFA. Enquanto a seleção masculina jamais conquistou o título, a equipe feminina é a maior vencedora da modalidade, com quatro conquistas de Mundiais, sendo a última alcançada em 2019, na França.

(Capa: Reprodução/Twitter New England Revolution)

@GdeGustavo83
@GdeGustavo83
Jornalista, moro nos Estados Unidos desde 2006. Gosto de viajar com a família, conhecer estádios e arenas. MLS é o futuro e eu posso provar!

Galerias

Gotham vs Racing Louisville by John Perdicaro

18 photos
0 views

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

41 photos
10 views
- Advertisment -
Territorio F1