InícioColunasTMLS Scout: Jovem lateral é monitorado por Man City e Borussia Dortmund

TMLS Scout: Jovem lateral é monitorado por Man City e Borussia Dortmund

Jonathan Gómez sequer estreou na MLS, mas já desperta o interesse de dois gigantes do futebol europeu

Aos 17 anos de idade, podemos dizer que o jovem lateral-esquerdo norte americano, Jonathan Gómez, tem muita personalidade. Ele trocou, em 2020, a academia do FC Dallas, clube que mais revela jogadores nos Estados Unidos, pelo Louisville City, da segunda divisão do país.

Reprodução/Twitter Jonathan Gómez

A escolha, é claro, chocou a todos, já que o Dallas, nos últimos anos, revelou jogadores como McKennie, Cannon e Reynolds, por exemplo. A intenção do jogador, no entanto, era clara: Estar entre os profissionais, amadurecer, e dar o próximo passo: o futebol europeu.

Antes de chegar ao Louisville, Gómez chegou a disputar nove partidas na USL League One, terceira divisão dos Estados Unidos, pelo North Texas SC, time B do FC Dallas. Titular em todos os jogos, ajudou o North Texas a conquistar o título da USL1 em 2019. Mas era pouco.

Ambicioso, Gómez aceitou a proposta do Louisville City em 2020 para ser reserva imediato da lateral esquerda, hoje ocupada pelo experiente Óscar Jimenez. Aos olhos da maioria, a decisão pode ter sido equivocada, mas o Louisville City prometeu dar a Gómez minutos como profissional que ele não teria em Dallas. E cumpriu. Foram 430 minutos em 10 jogos, ajudando o time a chega até a final da Conferência Leste.

Para 2021, o jovem lateral das seleções de base dos Estados Unidos deverá ter ainda mais tempo dentro de campo, antes de completar 18 anos, em setembro, e poder assinar com times da Europa. Além de Manchester City e Borussia Dortmund, FC Midtjylland/DIN, Freiburg/ALE, Sporting/POR, Werder Bremem/ALE, Real Sociedad/ESP e PSV/HOL, já demonstraram interesse em Gómez.

CARACTERÍSTICAS

Gómez é um lateral habilidoso, que apoia muito bem o ataque. Tem bom controle de bola, visão de jogo e bons dribles curtos. Defensivamente também não deixa a desejar. Se posiciona bem, mas o desarme chama a atenção, por ser muito preciso.

PONTOS DE ATENÇÃO

O corpo, ainda franzino, precisa ser trabalhado e o Louisville City vem “encorpando” o jogador, notavelmente já mais parrudo do que quando chegou. Para realizar o desejo de jogar na Europa, Gómez precisará estar fisicamente para aguentar a exigência do futebol europeu.

RELATÓRIO FINAL

Independente do time em que for jogar, Jonathan Gómez tem um futuro brilhante. Se continuar com a cabeça no lugar, o atleta poderá ser o futuro lateral esquerdo da seleção americana, que hoje é carente na posição, e ainda poderá se adaptar a ser um terceiro zagueiro pela esquerda ou um ponta esquerdo, como era no começo da carreira.

Por falar em seleção, Gómez também tem cidadania mexicana, já jogou nas seleções de base do México e deverá ser mais um jogador disputado pelos países nos próximos anos.

2021 será provavelemnte a última chance de vê-lo em ação nos Estados Unidos, já que uma ida à Europa é dada como certa no fim do ano.

Nome: Jonathan Gómez
Idade: 17 anos
Posição: Lateral-esquerdo
Nacionalidade: Americano/Mexicano
Equipe: Louisville City FC
Liga: USL Championship (segunda divisão EUA)

(Capa: Reprodução/Twitter Jonathan Gómez)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1