Portal relatou que Edin Dzeko, ao final da temporada europeia, irá ao LA Galaxy, da Major League Soccer
O site bósnio Sport Avaz relatou na última segunda-feira (17) que Edin Dzeko, centroavante da Roma/ITA, deve jogar no LA Galaxy ao final da temporada europeia. A notícia ainda afirma que o contrato do atacante com o time italiano vai até junho de 2022, ou seja, o clube da Major League Soccer terá que embolsar algum valor para tirar o atleta de 35 anos. Outro fator que pode influenciar a ida do bósnio aos Estados Unidos é que sua esposa, Amra Dzeko, trabalhou em Los Angeles como modelo durante um período.
A última partida de Dzeko pela Roma, frente à Lazio/ITA, deu possíveis pistas sobre a saída do atacante. Ao ser substituído pouco antes do apito final, os jogadores da equipe romana saudaram o centroavante. Além disso, o famoso empresário bósnio, Admir Husarić, disse ao Sport Avaz sobre o estágio da negociação: “Nos bastidores, ouvi informações de que Dzeko está indo para LA Galaxy. Não gostaria de revelar detalhes agora, porque o trabalho ainda não foi concluído“.
Dzeko saiu aplaudido hoje!..
Aplausos de despedida? Provavelmente..
Mas ele foi gigante, gigante demais hoje. Temos que dar a valor a ele.Gigantesco pela Roma!! pic.twitter.com/BHuAY7QCXC
— Roma da Depressão 🐺🇧🇷 (@DepreRoma) May 15, 2021
LA Galaxy não tem espaço para um jogador designado
A MLS tem a regra de que cada clube pode contar com até três Designated Player (jogadores designados) recebendo acima do teto salarial da liga. No Galaxy, quem ocupa essas vagas são os mexicanos Chicharito Hernández e Jonathan dos Santos e o francês Kevin Cabral. Dessa forma, caso Dzeko venha, o Galaxy precisará liberar uma vaga de jogador designado.
Como? Utilizando um mecanismo chamado TAM para para abater os salários de um dos atuais designados.
Como Edin Dzeko chega ao LA Galaxy?
Mais próximo do final da carreira, Dzeko chega ao Galaxy com bons números pela Roma. Pela temporada 2020/21, o atacante marcou 13 gols e distribuiu quatro assistências em 37 jogos entre Campeonato Italiano, Copa Itália e Liga Europa. O bósnio chegou ao clube italiano em 2015 por empréstimo e quando o contrato inspirou foi adquirido por 11 milhões de euros de acordo com o site Transmarkt. Com a camisa romana, balançou as redes 119 vezes e deu 54 passes para gols em 259 partidas.
Antes da Roma, Dzeko jogou pelo Zeljeznicar/BOS, FK Teplice/TCH, Wolfsburgo/ALE e o local onde fez mais sucesso, o Manchester City/ING. Em território britânico, conquistou duas vezes a Premier League, uma Copa da Liga e uma Copa da Inglaterra. Já na seleção da Bósnia e Herzegovina, jogou a Copa do Mundo do Brasil em 2014 e foi eliminado ainda na fase de grupos.
(Capa: Reprodução/Roma)