Ir para conteúdo
Anúncios

Dicionário MLS

Já ouviu alguma expressão envolvendo a Major League Soccer e ficou sem entender? Calma! Todo mundo passou por isso e você não está sozinho. Por isso, o Território MLS irá, através desta página, tentar explicar, de maneira simples, algumas das principais expressões usadas na liga.


COMPETIÇÃO

Major League Soccer (MLS): Nome dado à liga profissional de futebol dos Estados Unidos e Canadá.

Supporters’ Shield: Campeão geral da Liga na fase dos pontos corridos. Título dado ao time de melhor campanha no geral.

MLS Cup Playoffs: Fase de mata-mata onde as melhores equipes da primeira fase se enfrentam para chegar à grande decisão.

MLS Cup: A grande decisão da MLS. É o título mais importante dos futebol nos Estados Unidos. Similar à Stanley Cup (NHL), World Series (MLB), NBA Finals (NBA) e ao Super Bowl (NFL).

Lamar Hunt U.S Open Cup: Nome dado à Copa dos Estados Unidos, que nada mais é do que a tradicional copa nacional que todo país tem.

All-Star Game: jogo que reúne os melhores jogadores da temporada. No caso da MLS, estes jogadores formam uma só equipe e enfrentam uma equipe adversária previamente escolhida.

Conferência: nome dado às duas subdivisões da MLS. Elas se dividem de acordo com as suas localizações geográficas. Os campeões de cada conferência se enfrentam na MLS Cup.

SuperDraft: processo de recrutamento de novos jogadores para a MLS. Em geral, ele é realizado a partir da escolha de jogadores oriundos das universidades americanas que são selecionados numa ordem inversa à classificação da temporada anterior. A ordem do SuperDraft é a seguinte: equipes de expansão – equipes não classificadas aos playoffs da temporada anterior – equipes que disputaram os playoffs da temporada anterior – equipes que disputaram a MLS Cup da temporada anterior.

Combine: conjunto de provas de habilidades físicas e técnicas nas quais os jogadores universitários têm a oportunidade de demonstrarem seu talento futebolístico para os representantes das franquias.

JOGADORES

Jogador Designado (Designated Player): Jogador que recebe salário acima do máximo estipulado pela MLS. Cada franquia pode ter apenas três Jogadores Designados. Exemplos: David Beckham, Zlatan Ibrahimovic e Carlos Vela.

Jogador Internacional (International Player): Como o nome já sugere, jogador que não tem cidadania americana. Os times da liga podem ter, originalmente, oito estrangeiros, mas podem adquirir novas vagas por meio de trocas.
*Para os três times canadenses, os jogadores do Canadá também não contam como estrangeiros.

Jogador da franquia (Franchise Player): Jogador contratado como principal estrela e que se encaixa perfeitamente no time, levando sua equipe a vitórias, bons resultados e se tornando a principal referência técnica do time.

Most Value Player (MVP): Prêmio dado ao principal jogador da temporada.

EQUIPES

Franquia (Franchise): Os times da MLS são franquias e não clubes, como ocorre no Brasil. O termo franquia se dá ao fato de que a liga é dona dos direitos de se ter uma equipe e vende a investidores o direito de formar uma equipe em alguma cidade, sendo esta pré-aprovada pela MLS. Para ilustrar esta situação, há o caso do Chivas USA, que fechou as portas. Posteriormente, a MLS “pegou de volta” a vaga e repassou para os interessados em um novo time, surgindo daí o Los Angeles FC.

Expansões (Expansions): Futuras franquias que entrarão na MLS. As novas equipes são chamadas de “equipes de expansão”, pois fazem parte de um programa de crescimento, ou expansão da liga.

SELEÇÃO AMERICANA

USMNT: Sigla para “Seleção Nacional Masculina dos Estados Unidos”. Sempre utilizada quando alguém se refere ao time americano.

TAXAS E VALORES

Teto Salarial: Valor disponível para cada franquia arcar com os custos dos salários do elenco. É uma prática comum em outras ligas esportivas americanas que visa o equilíbrio financeiro e técnico entre as franquias.

Targeted Allocation Money (TAM): Valores estratégicos fornecidos pela MLS às franquias. Eles podem ser usados para a contratação de Jogadores Designados, por exemplo.

General Allocation Money (GAM): Dinheiro disponível nas franquias, que estão além de seu orçamento com salários. Os valores são repassados anualmente pela MLS.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: