Nem tudo é o mesmo desde o inicio. Como em qualquer outro campeonato, os troféus passam por uma alteração no visual. Na Major League Soccer não foi diferente. Segundo Dom Gaber, ela é “o coração e a alma da Liga Principal de Futebol”
Chegar numa final, ser campeão e ter o privilégio de levantar a taça da competição é, sem dúvidas, uma das melhores sensações que qualquer atleta profissional pode ter. No futebol não é diferente. Um momento único, magico e excepcional que qualquer capitão de um time quer sentir.
Mas, como em qualquer outra competição, os troféus tão desejados passam por reformulações no decorrer dos anos e nem sempre são os mesmos.
A Major League Soccer não escapou dessa mudança mesmo com pouco tempo de enredo. Na história da liga, já existiram três modelos diferentes de troféus da MLS Cup. Vamos conferir!
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Alan I. Rothenberg
O troféu Alan I. Rothenberg, entregue ao campeão da MLS Cup, teve duas versões. O primeiro modelo, desenhado para ser o troféu da principal liga de futebol dos Estados Unidos não durou muito tempo. O primeiro modelo foi lançado em 1996 e extinto em 1998.
Recebeu o nome de Alan I. Rothenberg, um advogado e executivo esportivo americano. Ele é conhecido por suas contribuições e influencia no crescimento do futebol na terra do Tio Sam. Na década de 90, Rothenberg foi eleito presidente da US Soccer e fez parte do comitê organizador do mundial de 1994 e foi um dos pioneiros da criação da Major League Soccer.
O primeiro troféu da MLS CUP era uma bola de futebol coberta de ouro com duas alças em volta e com o logotipo da liga impresso no formato de uma placa na parte frontal. Apenas duas equipes levantaram o primeiro modelo do troféu da MLS CUP. O DC United em 96,97 e o Chicago Fire em 98.
Em 1999, o troféu da MLS Cup foi redesenhado. A mudança aconteceu a partir de uma reunião em New York, na sede da Major League Soccer, com os donos das franquias apresentando um novo modelo de troféu para liga.
O novo modelo era feito de prata com uma bola de futebol colocada acima de um farol. Na base, do troféu, era escrito o nome do time campeão e na parte inferior carregava o logotipo da liga.
O segundo modelo também carregava o nome do americano Alan I. Rothenberg que, novamente, foi batizado com o nome do executivo esportivo.
O novo modelo foi usado por nove temporadas e teve cinco campeões diferentes: DC United, LA Galaxy, San Jose Earthquakes e o Houston Dynamo FC. Já o Sporting Kansas City teve a gloria de levanta-la na temporada de 2000.
Philip F. Anschutz
Em 2008, A Major League Soccer revelou que haveria outra reformulação novamente no troféu da MLS Cup. A primeira notícia e, que até hoje é criticada por muitos, seria a mudança do nome do troféu.
Para muitos isso foi um ato de desprezo e falta de respeito com uns dos fundadores da liga, Alan Rothenberg. Nos portais americanos, foi até mencionado a seguinte frase: “Na corrida para agradar os homens do dinheiro, a liga achou melhor abandonar sua história e, ao mesmo tempo, esnobar seu fundador. ”
Depois de 12 anos carregando um dos nomes mais importantes da liga ele seria substituído por Philip F. Anschutz. Phil é um empresário altamente bem-sucedido de Denver e proprietário do LA Galaxy. Ele ajudou a fundar a MLS e ajudou firmemente a mantê-la à tona nos momentos mais difíceis.
O novo troféu da MLS Cup foi feito pela empresa de confecções de joias Tiffany & Co. O troféu é feito de prata e contem 60 centímetros de altura com uma base perfeita de 11 centímetros de diâmetro com um peso de 14 kg. Possui 11 faces na frente e atrás simbolizando os 22 jogadores que participam de uma partida de futebol. Quem levantasse o troféu poderia ver ao fundo o mapa da América do Norte, com uma estrela identificando a localização de cada time vencedor da MLS Cup.
A equipe que mais levantou até agora o novo troféu da MLS Cup foi o LA Galaxy. O primeiro foi em 2011, em seguida 2012 e para fechar 2014. Seattle Sounders juntamente com Columbus Crew somam dois títulos com a nova taça. Real Salt Lake, Colorado Rapids, Atlanta United, Toronto FC, Portland Timbers, Sporting Kansas City somam apenas um título com o novo troféu.
A temporada 2021 já começou, e não vemos a hora de ver quem será o próximo time da Major League Soccer a levantar essa tão cobiçada taça da principal liga de futebol dos Estados Unidos.
(Capa: Reprodução/lagalaxy.com)