InícioColunasTMLS Scout: O jovem xerife de Bogotá

TMLS Scout: O jovem xerife de Bogotá

Território MLS apresenta: “TMLS Scout”, onde analisamos jogadores com potencial para, em breve, aparecer na principal liga de futebol dos Estados Unidos.

O Scout dessa semana aterrissa mais uma vez na Colômbia, país que sempre revela jovens promessas interessantíssimas e abastece as grandes ligas do continente. Sempre vale lembrar que o país cafetero é a quinta nação com mais jogadores estrangeiros na MLS e em números bem próximos de países um pouco mais acima, que são Brasil e México. Apresentamos então mais um nome da liga colombiana: Stiven Vega, do Millonarios/COL.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

CARACTERÍSTICAS

Stiven Vega é natural do estado de Antioquia, mas é grata revelação do clube bogotano, recéntemnete, completou 23 anos e possui 1,75 metros. Em 2020, consolidou-se como líder da equipe mesmo tão jovem e é um ídolo da torcida azul, inclusive, sendo chamado de El Jefe. Vega integra uma dupla de volantes muito sólida com outro jovem promissor, Kliver Moreno, e joga costumeiramente como primeiro volante, podendo atuar também um pouco mais a frente ou até de lateral-direito.

Colombian Football League Primera A - "nLiga Aguila Opening Tournament 2019 / "n - "nStiven Vega Londono
Foto: Reprodução / Getty Images

Vamos a algumas informações do estilo de jogo e posicionamento de Stiven Vega:

  • Um verdadeiro cão de caça! Assim podemos resumir o futebol de Vega que possui média por jogo de 2,4 interceptações e 2,6 desarmes. Os números são graças a sua excelente capacidade de posicionamento e antecipação em relação a seus adversários
  • Stiven Vega pode fazer também uma saída de três, baixando até a linha dos zagueiros para auxiliar a saída de bola do Millonarios, quando não-pressionada, já que a equipe também recorre a transições mais diretas
  • Nosso volante se destaca pela qualidade nos passes: É o terceiro jogador que mais acertou tal fundamento na atual edição do campeonato colombiano e tem evoluído nos lançamentos longos, possuindo aproveitamento próximo de 60%

PONTOS DE ATENÇÃO

Um dos pontos a serem destacados é o mais tradicional: a adaptação. Vega já completou 100 jogos pelos Millos, se por um lado esse número é demonstração de maturidade, por outro pode ser uma dificuldade ao sair de um ambiente tão confortável onde já é ídolo. Apesar da qualidade com a bola nos pés, Vega não tem por característica a infiltração na área para gerar chances ou finalizar, o que é uma atribuição que poderia ser desenvolvida.

RELATÓRIO FINAL

O Millonarios/COL é uma instituição conturbada que, nos últimos 30 anos, venceu a liga nacional apenas em 2012 e 2018, sendo que desde 2002 são dois campeonatos por ano. O clube está nas semifinais desse Apertura, então Vega ainda pode conquistar essa taça, mas já é notória sua capacidade de liderança num cenário de pressão, que é a equipe treinada por Alberto Gamero.

Nome: Stiven Vega
Idade: 23 anos
Posição: Volante
Nacionalidade: Colômbia
Equipe: Millonarios/COL
Liga: Campeonato Colombiano

(Capa: Reprodução/Getty Images)

Galerias

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views
- Advertisment -
Territorio F1