InícioCanadáBaú do TMLS: O memorável Edmonton Drillers

Baú do TMLS: O memorável Edmonton Drillers

No segundo episódio da série “Baú do TMLS”, trazemos mais uma equipe canadense que teve uma curta passagem na North American Soccer League (NASL) no final dos anos 70 a meados dos anos 80

O Edmonton Drillers, como era chamada a equipe canadense, foi uma franquia de futebol profissional que competiu na North American Soccer League por quatro temporadas. A equipe foi anunciada na NASL faltando uma semana para a abertura após o empresário canadense, Peter Pocklington, mesmo dono da atual equipe de hóquei no gelo Edmonton Oilers, comprar o Oakland Stompes, que logo em seguida, anunciaria a mudança de identidade para Edmonton Drillers.

(Foto: Reprodução/ NASL.com)

O time de futebol com sede na cidade de Edmonton no estado de Alberta, tinha o uniforme laranja com o nome “Drillers” cruzando o uniforme que significava perfuradores. Suas cores oficiais eram laranja, azul e branco. O escudo tinha um formato de um círculo e, ao centro do escudo, tinha o desenho de uma torre de petróleo e uma bola de futebol. Demonstrando a cultura e a industrialização da cidade.

Fundada em 1979 e extinta em 1982, a equipe canadense teve seus jogos no decorrer da história em dois estádios. Passou seus três primeiros anos no estádio Commonwealth mas com a falta de público nos jogos a equipe se mudou e teve como sua casa o Clarke Stadium com capacidade para 19.442 lugares.

Além disso, tiveram três técnicos ao longo de sua história. O primeiro a assumir o cargo da equipe canadense foi o holandês Hans Kraay, que trouxe na época vários jogadores holandeses, como por exemplo o atacante Jan Goossens, os zagueiros Ron Klinkenberg e o ex-auxiliar técnico de Ronald Koeman na seleção holandesa Dwight Lodeweges e o meio campista Andre Oostrom que veio do FC Utrecht/HOL. O técnico holandês comandou a equipe de Alberta por apenas um ano. Com a saída do holandês, o cargo foi designado para o finlandês Timo Liekoski, que comandaria a equipe por duas temporadas. Fechando o círculo, o canadense Joe Petrone assumiria no último ano.

O primeiro jogo do Edmonton na NASL, foi no dia 6 de abril de 1979, onde venceu dentro de casa o Vancouver Whitecaps por 2 a 0. Mesmo tendo um bom começo na temporada inaugural, a equipe não conseguiu uma classificação para os playoffs naquele ano. O time comandado pelo primeiro técnico, Hans Kraay, fez apenas 88 pontos e não conseguiu a classificação para os playoffs. A temporada foi ainda mais decepcionante e amargurada por ver o rival Vancouver Whitecaps sendo campeão naquele ano.

(Foto: Reprodução/ NASL.com)

No ano seguinte, 1980, a história foi diferente. Depois de algumas contratações de peso como o atacante ex-Bayern de Munique, Edi Kirschner, que na temporada passada recebeu o prêmio de artilheiro da Bundesliga e o zagueiro alemão ex-Hamburg SV Peter Nogly e com um técnico novo, o finlandês Timo Liekoski, os frutos foram colhidos. A equipe foi campeã da divisão Oeste da NASL somando 147 pontos num grupo onde dividia tabela com San Jose Earthquakes, San Diego Sockers e Califórnia Surf.

O destaque da equipe nessa temporada foi o atacante alemão Edi Kirschner que marcou 15 gols e deu 12 assistências. O atacante Lorenz Hilkes, ex-VFB Stuttgat/ALE , o zagueiro inglês ex-Liverpool/ING, John Webb, e o zagueiro Peter Nogly foram nomeados para a equipe All-star daquela temporada. Depois de uma boa atuação na fase de grupos, a equipe de Timo Liekoski conseguiu uma classificação para os playoffs. Nas quartas de finais, a equipe enfrentou o Houston Hurricane onde venceu no primeiro jogo por 2 a 1. No jogo de volta, o Houston venceu por 1 a 0, forçando um terceiro jogo. No terceiro jogo, jogando em casa, o Drillers venceu por 1 a 0 e garantiu uma vaga na semifinal.

Com um bom desempenho nos jogos e com jogadores de alto nível, muitos já davam como certo o Edmonton Driller contra New York Cosmo na final. A equipe canadense jogaria a semifinal contra o Fort Lauderdale. Numa partida muito acirrada, onde a equipe da Flórida venceu por 2 a 1 e avançaria para final onde perderia para o New York Cosmo por 3 a 0.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

As duas últimas temporadas do Drillers foram muito decepcionantes. Em 1981, a equipe ficou em último lugar no grupo somando apenas 20 pontos. Após o termino da temporada, de 81 jogadores foram vendidos. São eles  como Peter Nogly, Edi Kirschner, John Webb e até mesmo o técnico Timo Liekoski entrou na fila.

(Foto: Reprodução/ NASL.com)

Em 1982, Peter Pocklington notou que não teve o retorno esperado com o investimento que tinha feito na equipe. A crise era tanta que o novo técnico seria o presidente do time, o canadense Joe Petrone. De acordo com o The New York Times, o proprietário do time estava com US$ 10,5 milhões de dividas após a 3° temporada. O maior erro, apontado pelos jornalistas canadense, é que ele mudou o clube do gigante Commonwealth Stadium, onde os Drillers tinham em média cerca de 10.000 torcedores por jogo para o modesto Clarke Stadium. O público caiu para 4.922 por jogo. Com essa queda, a equipe canadense tinha a pior média de público na competição.

Depois de um sequestro onde o proprietário do Drillers foi feito refém, no mês seguinte, Pocklington declarou que não estava colocando mais dinheiro nos Drillers. Muitos até suspeitaram que os seqüestradores fossem torcedores tentando impedir o fechamento do clube, mas nada foi comprovado. Depois do acontecido, ele ameaçou desistir do clube imediatamente, a menos que seus jogadores tivessem um corte de 50% nos salários e que a prefeitura de Edmonton parasse de cobrar o aluguel atrasado do Clarke Stadium.

Com todo esse acontecido, parecia que a NASL iria perder uma franquia no meio da temporada pela primeira vez em seus 15 anos de história. Eventualmente, Pocklington cedeu e preferiu cumprir os jogos da temporada. Em seguida, ele tentou, sem sucesso, vender o clube por US $ 1,25 milhões para um grupo de investidores que buscava transferir o time para Detroit ou Milwaukee. A temporada felizmente terminou no final de agosto com os Drillers ocupando o último lugar com a menor pontuação e o time menos popular da NASL. O fim oficial do clube veio cerca de seis semanas depois, em meados de outubro. Sua última partida foi no dia 18 de agosto de 1982, quando venceu o Portland Timbers por 4 a 0.

(Foto: Reprodução/ NASL.com)

Time titular do Edmonton Drillers:

John Barreta; Dwight Lodeweges, Ron Klinkenberg, John Webb, Bernie James; Drew Ferguson, Klaus Heinlein, Andre Oostrom; Lorenz Hilkes, Edi Kirschner, Jan Goossens.

Apesar de existirem três equipes canadense na MLS, nesse há nenhuma equipe representando a cidade de Edmonton na Major League Soccer. Em 2011, foi anunciado uma nova equipe na NASL que levaria o nome de Edmonton FC. A equipe não durou muito tempo e, 2017, deixou a liga.

(Capa: Reprodução/Autoria Própria)

 

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1