InícioColunasColuna do GugaColuna do Guga: O Soccer superou o Hóquei nos EUA, resta a...

Coluna do Guga: O Soccer superou o Hóquei nos EUA, resta a MLS fazer o mesmo

Na 24ª edição da Coluna do Guga, assinada pelo Jornalista Gustavo Demétrio, o leitor terá a opinião sobre o histórico resultado de audiência na TV Americana que envolveu o futebol em relação a outro esporte mais enraizado na cultura americana, o Hóquei no Gelo

Na última terça-feira (13), perfis que acompanham o Soccer nos Estados Unidos nas redes sociais, trouxeram números expressivos acerca da audiência que o esporte alcançou no país com, competições como a UEFA Euro 2020. O Jornalista Kendall Baker informou que a final do torneio de seleções deu a ESPN uma audiência de 6, 49 milhões de pessoas. Em comparação, a final da NHL, torneio de Hóquei no gelo, atingiu a casa de 2, 52 milhões de espectadores na NBC.

O ”MLS Buzz” também deu outra informação importante, de que em média 2 milhões de pessoas assistiram ao jogo dos Estados Unidos contra o Haiti, na estreia dos americanos na Copa Ouro 2021. Esses números são maiores do que a própria média dos 10 últimos jogos das finais da NHL.

Esses dados não são novos, o futebol há alguns anos já rivalizava, e muitas vezes superava o Hóquei em audiência e apelo, mas agora eles trazem um ar de que a ultrapassagem realmente se consolidou em favor do esporte da bola redonda. Porém, a Major League Soccer, o campeonato de todo fim de semana, que cria uma ligação mais aproximada com os fãs pela periodicidade, ainda parece estar um degrau abaixo deste cenário tão comemorado.

(MLS está em patamar mais baixo de audiência, mas vem melhorando/ Foto: Reprodução/Imago Imagens)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

Continuando a comparação com a NHL, a temporada regular do hóquei teve em média 391 mil espectadores, em 2020/2021. Já a MLS, em números mais atualizados, no torneio MLS Is Back, realizado na Flórida, em formato de bolha por conta da Pandemia, obteve 226 mil pessoas assistindo. Obviamente, algumas partidas, inclusive da temporada regular e principalmente dos Playoffs e a grande final, superaram – e muito – esta marca. A MLS Cup de 2020, por exemplo, teve mais de 1 milhão de espectadores na Fox, a terceira maior marca relativa a década passada, mas ainda assim, menor que as finais da NHL, segundo o site Sports Pro Media.

O crescimento anual deste números variam, em alguns anos atingindo marcas superiores e, em outros, menores, mas inevitavelmente, mais pessoas passaram a acompanhar a MLS e consumir o seu campeonato local. O que vai melhorar ainda mais no futuro, pelo acordo que deverá ser assinado nos próximos anos das TVs com a liga, mais do que dobrando as receitas que a MLS recebe, que atualmente giram em torno de US$ 90 milhões por temporada, e passando a dar mais espaço em número de jogos e produtos voltados para o torneio por parte de quem vai transmitir.

Este cenário mostra, antes de tudo, que há muito potencial de crescimento para MLS, e também que americanos gostam e muito do futebol. É mais um indicio, e agora em uma área distinta das evoluções últimas da MLS, que já foram destacadas aqui, principalmente à nível de ideia de jogo dos treinadores, formação e contratação de jogadores, que vem para apresentar uma liga cada vez mais forte em todos os aspectos.

(Capa: Reprodução/Twitter Seattle Sounders)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1