InícioColunasColuna do GugaColuna do Guga: O FC Dallas precisa ser um predador

Coluna do Guga: O FC Dallas precisa ser um predador

Na 27ª edição da Coluna do Guga, assinada pelo Jornalista Gustavo Demétrio, o leitor terá a opinião sobre o estado atual do FC Dallas, que se mostra um clube sem ambição 

O esporte nos Estados Unidos tem uma peculiaridade que lhe difere do contexto de outros países. Há uma sinergia entre os torcedores dos times de determinadas cidades nas ligas das mais variadas modalidades. Os fãs torcem pela sua comunidade, independentemente do esporte.

Em Seattle, por exemplo, você é Seahawks no futebol americano, Mariners no Beisebol e Sounders na Major League Soccer. Apesar dos diferentes níveis de apelo de cada um desses esportes, o núcleo duro dos torcedores destas equipes é praticamente o mesmo.

Muito por conta desta realidade que marca os esportes americanos, a torcida do FC Dallas, na MLS, não quer mais ver seu time relegado apenas a ser um ”fornecedor de jovens jogadores”. Na cidade de Dallas, onde há o ”America’s Team”, o Cowboys, na NFL, ser uma franquia secundária dentro da principal liga de futebol é muito pouco.

No sábado (02), na última partida em casa do FC Dallas, contra o Minnesota United, a torcida texana protestou contra os atuais proprietários do clube, a família Hunt, pedindo que eles invistam mais ou, senão, vendam o clube para donos mais ambiciosos.

  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

As manifestações acontecem, pois, além da temporada abaixo do time, que é apenas 11º colocado na Conferência Oeste, longe da zona de Playoffs, nos últimos anos também foi consolidada a política de ”clube formador”, que primeiro prioriza a venda de jovens atletas para o exterior e depois coloca o desempenho dentro das quatro linhas em foco.

Sucesso desta política à parte, que já forneceu inúmeros jovens atletas para times relevantes do futebol europeu, como Bryan Reynolds ou McKennie, neste momento da história o FC Dallas necessita ser uma franquia de um patamar mais alto. Dallas é uma cidade de que dá ao clube um potencial enorme, afinal está entre os 10 maiores mercados dos Estados Unidos. Contando toda a região metropolitana, é a quarta maior aglomeração urbana do país.

Além disso, este próprio sucesso do esporte na localidade, entrega ao FC Dallas uma condição espetacular perante outros rivais de MLS, em patamares de visibilidade que só ficariam atrás de, claro, Los Angeles e Nova Iorque. Porém, tudo isso não é bem aproveitado pela família Hunt.

Outros mercados menores, como Portland ou Columbus, por exemplo, dão um banho de demonstração de ambição dentro da liga, que inclusive só vai crescer como é preconizado para o futuro, com a participação mais impetuosa de cidades como Dallas. Ou seja, para própria MLS não é bom que os Hunt sejam apenas vendedores de jovens jogadores.

Óbvio, existem motivos para que os proprietários não invistam mais do que estão comprometidos atualmente, todavia cedo ou tarde baterá à porta a necessidade do FC Dallas ser tal qual seus clubes irmãos de cidade, um predador.

(Capa: Reprodução/Site FC Dallas)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1