Com quatro vagas indefinidas e margem de pontos pequena entre as equipes, próximos jogos são importantes até para os que já estão classificados
Faltando apenas duas rodadas para o fim da temporada regular, muita coisa segue em aberto na Conferência Oeste da Major League Soccer. Tanto entre as seis equipes que ainda desejam cravar a vaga na disputa pela MLS Cup, quanto entre aquelas que já conseguiram os pontos necessários para a classificação.
Garantidos na próxima fase, os três primeiros colocados Sporting KC, Seattle Sounders e Colorado Rapids buscam a liderança da conferência, que vale vaga direta para as semifinais do Oeste. Ou seja, um jogo a menos em relação às outras equipes que se encontram no Round One (partida eliminatória antes das semifinais).
No momento, quem está mais próximo da conquista é o Sporting KC (17 vitórias, sete, empates, sete derrotas), que assumiu a liderança do lado Oeste após vencer o LA Galaxy na última quarta, por 2 a 0.
A equipe do Kansas faz uma temporada extremamente sólida e o segundo melhor ataque da MLS, com 56 gols, manteve a franquia na parte de cima da tabela em boa parte do ano. O time de Seattle (17-7-8), por outro lado, fez uma temporada exemplar até essa reta final, onde perdeu pontos importantes que podem fazer com que o elenco tenha mais um compromisso no calendário da pós-temporada, disputando o Round One.
Os eliminados, além do San Jose Earthquakes, são o trio do Texas formado por Houston, Dallas e Austin.
Quem segue buscando a vaga?
As próximas partidas definem o futuro de seis equipes da Conferência Oeste. São elas, em ordem de classificação: Portland Timbers (49 pontos), Vancouver Whitecaps (47), LA Galaxy (46), Real Salt Lake (45), Minnesota (45) e LAFC (44). Os dois últimos, fora da zona de playoffs no momento.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Se nenhum dos times está em situação tranquila, o Timbers pelo menos tem certa margem de erro pelos pontos que acumulou até aqui. Além do confronto direto e complicado contra o Real Salt Lake na próxima quarta (03/11), a equipe de Portland encara o já eliminado Austin FC, podendo entrar em campo com vaga garantida.
Quem não pode se dar ao luxo de perder pontos é o canadense Whitecaps, que não tem vida fácil: visita o LAFC na terça e fecha a temporada regular recebendo o Sounders em casa, no BC Place.
Em Los Angeles, apenas dois pontos separam as duas equipes da cidade. Apesar da diferença apertada, o Galaxy é quem está de fato entre os sete primeiros. Nos próximos jogos, porém, tudo pode mudar, a depender dos confrontos diretos do time de Chicharito contra o Sounders, na próxima segunda, e contra o Minnesota (07/11).
O LAFC conta com o retorno de seu camisa 10, Carlos Vela, vem embalado de cinco jogos sem derrota para tentar evitar a primeira temporada sem playoffs em sua curta história. Além do jogo diante do Whitecaps, entra em campo na última rodada podendo decidir seu futuro contra o Colorado.
Real Salt Lake (13-6-12) e Minnesota (12-9-11) marcam a linha que divide os classificados dos eliminados e coincidentemente acumulam os mesmos 45 pontos. Mas a vantagem numérica fica com a franquia de Salt Lake City, que possui um jogo a menos. A partida contra o eliminado San Jose Earthquakes pode representar três pontos a mais na conta.
Na semana 34 todo confronto direto é decisivo, então anote na agenda:
Sábado
Real Salt Lake vs San Jose Earthquakes
Domingo
Minnesota United FC vs Sporting KC
Segunda-feira
Seattle Sounders vs LA Galaxy
Terça-feira
Los Angeles FC vs Vancouver Whitecaps
Autor: Gabriel Oliveira
(Capa: Reprodução/Twitter Minnesota United)