InícioMajor League SoccerCopeiro: Conheça as histórias e a cultura vitoriosa do Portland Timbers nos...

Copeiro: Conheça as histórias e a cultura vitoriosa do Portland Timbers nos playoffs da MLS

Chegando em quatro finais de Conferência em sete oportunidades, o Portland Timbers se notabilizou pela força do time no mata-mata da MLS

Com 11 anos de história na Major League Soccer, o Portland Timbers demonstra temporada após temporada novas formas de se provar na fase mais complicada e imprevisível do Soccer: Os playoffs. Com roteiros e estratégias diferentes, o time de Oregon passou por muitos momentos distintos como o título em 2015 e eliminações surpreendentes, como foi para o FC Dallas em 2020.

Desde que o clube ingressou na MLS em 2011, os Timbers chegaram na pós-temporada em sete ocasiões, e em quatro vezes atingiram no mínimo as finais de Conferência.

O entendimento da cultura do futebol em Portland e nas outras equipes da Cascádia é antiga, desde 1975 na NASL e participando de outras ligas como a A-League e a USL, Portland e Seattle possuem uma legião de fãs e um profissionalismo que não foi apressado como em muitos lugares, não é estranho que o aproveitamento de Timbers e Sounders se sobressaiam por muito em relação aos outros competidores do Oeste.

Boehm: How Providence Park became sacred ground for Portland and their fans | MLSSoccer.com

Timbers Army é um componente essencial no sucesso do Portland (Reprodução/ Portland Timbers)

Dividindo o protagonismo, os últimos sete campeões do Oeste foram os representantes do Estado do Oregon e de Washington. Ainda assim, apenas três times compareceram a quatro ou mais finais de conferências desde que o Timbers estreou no mais alto nível da pirâmide do Soccer: Seattle Sunders em seis oportunidades, Houston Dynamo em quatro e o próprio Portland Timbers em 2013, 2015, 2018 e 2021.

Vamos relembrar como foram a caminhada e o desfecho desses quatro anos para a história do clube:

2013: O algoz Real Salt Lake

Depois da duas primeiras temporadas sem conseguir se classificar aos playoffs, o clube elevou rapidamente seu nível como a melhor equipe em 2013 no Oeste, principalmente com as aquisições de Will Johnson e Diego Valeri, argentino que se tornaria futuramente o maior jogador da história da franquia.

Enfrentando o arquirrival Sounders na semifinal de Conferência, o Portland venceu os dois jogos e se classificou para sua primeira final contra o Real Salt Lake, algoz que já havia o eliminado na US Open Cup. Na final do Oeste, sem chances para o Timbers, que teve que aceitar Beckerman, Morales e Finley vencerem por 4 a 2 e 1 a 0, anulando o forte quarteto formado por Valeri, Nagbe, Diego Chará e Will Johnson.

HIGHLIGHTS: Real Salt Lake vs Portland Timbers | Western Conference Final 1st Leg - Nov. 10, 2013 - YouTube

Portland Timbers não foi páreo para o Real Salt Lake em 2013 (Reprodução/ Real Salt Lake)

2015: O primeiro título 

Após um 2014 pouco brilhante sem a classificação para os playoffs e a eliminação na fase de grupos da CONCACAF Champions League, o Portland Timbers viveu seu maior ano da história em 2015, mas que começou com um tropeço. Outra eliminação contra o Real Salt Lake na US Open Cup deixaram muitas dúvidas sobre as possibilidades reais de um título na MLS.

Na campanha do mata-mata, muitos jogos dramáticos marcaram a caminhada do Timbers, começando na partida contra o Sporting Kansas City que só foi decidida depois de 22 cobranças nos pênaltis, com o goleiro Kwarasey decidindo. Nas semifinais, o Portland precisou decidir no Canadá, já que o confronto com o Vancouver Whitecaps havia terminado empatado na ida e com gols no jogo de volta de Adi e Diego Chará, conseguiu mais uma classificação.

Na final de Conferência, o time tinha o líder Dallas pela frente e após um primeiro jogo vitorioso por 3 a 1, a volta no Toyota Park foi bem mais complicado, com os texanos vencendo o jogo por 2 a 1 até os 92 minutos, quando Blas Pérez tinha a oportunidade de igualar no agregado, mas Nat Borchers, em um lance que ficou conhecido como “The Block”, salvou e Lucas Melano aos 95 sacramentou a passagem para a primeira final de MLS.

Contra o Columbus Crew em Ohio, o gol mais rápido em uma final marcado por Diego Valeri aos 30 segundos e o costarriquenho Rodney Wallace ampliando ainda aos sete do primeiro tempo, nocautearam rapidamente os mandantes, que contaram com o gol solitário de Kei Kamara, mas não impediram o primeiro título na história do Portland Timbers.

Portland Timbers é campeão da MLS Cup 2015

Time comemora o primeiro título em 2015 ao derrotar o Columbus Crew (Reprodução/ Portland Timbers)

2018: Mais um título do Oeste e o apogeu de Blanco

Com um 2016 decepcionante e o 2017 frustrante pela eliminação contra o Houston Dynamo, o Portland Timbers versão 2018 sob o comando do venezuelano Giovanni Savarese mostrou rapidamente um DNA Copeiro e no primeiro jogo do Round One já teve um grande desafio no Texas, contra o Dallas, e com dois gols de Valeri o time se classificou para enfrentar o seu grande rival.

Nos dois jogos contra o Seattle Sounders, o agregado de 4 a 4 coroaram um time competitivo em que Valeri e Blanco foram preponderantes no triunfo nas penalidades por 4 a 2. Na grande final do Oeste, os Timbers viajaram até Kansas City depois do placar zerado em Oregon e se consagraram numa virada inesquecível por 3 a 2 com os argentinos dividindo o protagonismo em uma partida memorável de Sebastián Blanco.

O segundo título só não veio porque do outro lado estava uma das maiores equipes da história da MLS, o Atlanta United de 2018 com principalmente Josef Martínez e Miguel Almirón, não deu chances no Mercedez-Benz Stadium na vitória por 2 a 0.

Sebastián Blanco | Portland Timbers

Sebastián Blanco comemora vitória na final do Oeste contra o Sporting Kansas City (Reprodução/ Portland Timbers)

2021: Altos e baixos e coroação do coletivo

Depois de não conseguir passar do Round One em 2019 e 2020, o 2021 foi uma temporada inconstante com um começo preocupante, mas uma reta final que somou 13 vitórias em 17 jogos. Desempenhando um futebol que consegue fazer emergir as individualidades de cada atleta, mas que se beneficia antes de tudo de uma estratégia que possibilitou ultrapassar com facilidade Minnesota United, Colorado Rapids e na grande final, o Real Salt Lake.

Disputando pela primeira vez a final dentro do Providence Park, o Portland Timbers quer se sagrar campeão da MLS Cup pela segunda vez e devolver as provocações do rival Seattle Sounders, que se tornou bicampeão em 2019. O adversário será o New York City no jogo único que acontece neste sábado (11), às 17h (Brasília).

Timbers host 2021 MLS Cup against New York City FC on Saturday, Dec. 11 at Providence Park, Tickets on sale Dec. 7 at 3pm PT | PTFC

Tricampeonato do Oeste e a  disputa da final em casa empolga os torcedores em Portland (Reprodução/ Portland Timbers)

(Capa: Reprodução/ Portland Timbers)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1