Pré-jogo: Portland Timbers e New York City fazem a final da MLS neste sábado (11)

0
22

O New York City mira seu primeiro título nacional, enquanto o Portland Timbers busca levantar a taça da MLS Cup pela segunda vez

Portland Timbers e New York City fazem a grande final da MLS neste sábado. (Arte/Bruno Oliveira/Território MLS)

Neste sábado (11), Portland Timbers e New York City FC decidem a MLS Cup de 2021, em uma final que coloca frente à frente duas equipes que se provaram mais de uma vez durante os playoffs. A partida acontece no Providence Park, casa do Portland Timbers, que teve melhor campanha entre os finalistas, e tem início às 17h (Brasília). Na disputa pelo Troféu Philip F. Anschutz (nome oficial da taça) medem forças os campeões das conferências Leste e Oeste.

Para alcançar a final, as duas franquias superaram verdadeiros desafios, surpreendendo com atuações sólidas e convincentes na fase mata-mata. Para vencer sua primeira final de conferência, o New York City FC teve um caminho difícil, tendo que passar pelo campeão do Supporters’ Shield, o New England Revolution, que obteve pontuação recorde na temporada regular.

Na costa Oeste, o Timbers foi quem levantou a taça da Conferência que tinha como amplos favoritos Colorado Rapids, Seattle Sounders e Sporting Kansas City.

Durante os playoffs, os times de melhor campanha de ambas as conferências foram deixados de lado, dando lugar à histórias pouco esperadas. Reflexo disso é a disputa da MLS Cup ficar entre os dois quartos colocados de suas conferências. Para Gustavo Demétrio, editor e colunista do Território MLS, “não existe favorito, até porque nenhuma das duas equipes eram cotadas para chegar nessa fase da competição”, ressaltou a pedido da reportagem.

Agora, com apenas NYCFC e Timbers na disputa, vamos olhar para como chegam as duas equipes para o jogo mais esperado do ano.

TRANSMISSÃO

https://www.youtube.com/watch?v=6VwNDksWJ_w

A partida será transmitida pelos Canais ESPN e pelo DAZN, com imagens. Já a Rádio Território MLS, por meio de seu canal no Youtube vai trazer todas as emoções da decisão, com quem mais entende de Soccer no Brasil. Coloque a TV no mudo e venha conosco!

• Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA?Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

PORTLAND TIMBERS

Para levantar o troféu da Conferência Oeste e chegar à MLS Cup, o time treinado por Giovanni Savarese teve que virar a chave na fase final. O Portland cravou sua vaga entre os sete primeiros da conferência após altos e baixos na temporada, mas compensou a instabilidade ao passar por três adversários complicados e com características bem diferentes na caminhada dos playoffs.

No Round 1 reverteu o tabu de não vencer o Minnesota United desde abril de 2018, com uma vitória convincente por 3 a 1, conquistando uma virada diante de sua torcida.

O próximo passo se deu diante do Colorado Rapids, classificado como líder do Oeste. Após um primeiro tempo apagado, o Timbers foi quem criou as melhores chances, mas a vitória pelo placar mínimo só viria aos 90 minutos, com gol do zagueiro Larrys Mabiala. Além de eliminar líder de sua conferência, a equipe também enfrentou o grande azarão dos playoffs: o Real Salt Lake. Na final da Conferência Oeste deu Timbers, vitória por 2 a 0 sem grandes sustos.

Jogando diante de sua torcida, o Portland Timbers busca preservar as características de ataque que se sobressaíram nesses playoffs. Vinícius de Oliveira, colaborador do Território MLS, a pedido da reportagem fez um vídeo explicando um poucos mais sobre este Portland Timbers, que chega para a final da MLS.

Confira abaixo:

A equipe do Oregon convive com dúvidas no elenco por conta das lesões de uma temporada que chega ao fim neste sábado. O nome que mais preocupa os torcedores é o de Sebastián Blanco, destaque da equipe com nove gols e seis assistências. O argentino de 33 anos se machucou nas semifinais da Conferência Oeste, na vitória diante do Colorado Rapids.

Em entrevista coletiva, Savarese respondeu à pergunta do jornalista Percel Macedo, do Território MLS,  sobre a disponibilidade de Seba Blanco e, Diego Valeri, outro importante jogador, para a final: ““Os dois estão em condições diferentes, Sebastian Blanco estamos vendo a possibilidade de quantos minutos ele pode jogar, para assim seguramente entendermos melhor como utiliza-lo. Já Diego Valeri está disponível, e vamos ver qual participação ele vai ter”.

Após seis anos do título conquistado em 2015, o Portland Timbers volta a ser protagonista na MLS retornando à final dos playoffs. A caminhada de 2021 contou com algumas peças que estavam naquele elenco campeão, como os meias Diego Chará e Diego Valeri além do ponta Dairon Asprilla.

Na final de 2015 diante do Columbus Crew, vencida pela equipe do Oregon por 2 a 1 fora de casa, outro personagem importante da campanha atual estava presente, mas guardando as redes dos adversários: Steve Clark era o goleiro do Columbus naquela ocasião. De volta à final, o veterano de 35 anos tenta sair da decisão como vencedor.

Confira abaixo o provável time titular do Portland Timbers para a final:

NEW YORK CITY FC

Em uma jornada que já é histórica antes de um possível título inédito, o lado azul de New York chega pela primeira vez a final da MLS Cup, oito anos após sua fundação. Mesmo sendo alvo de desconfiança no início da temporada, o time treinado por Ronny Deila mostrou um futebol maduro e capaz de buscar a vitória em diferentes situações, principalmente nos playoffs.

No Round 1 dos playoffs, o NYCFC despachou o Atlanta United em uma vitória convincente por 2 a 0 em casa. Em seguida encarou o grande time a ser batido em 2021: New England Revolution. Em um jogo ‘lá e cá’, os Pigeons só conquistaram a classificação nos pênaltis, após uma prorrogação emocionante com um gol pra cada lado.

Na final do Leste, o time encarou um Philadelphia Union muito desfalcado por conta de um surto de COVID. Ainda assim, correu riscos ao sair perdendo e virar a partida apenas nos minutos finais com gol brasileiro de Talles Magno.

Acumulando oito jogos de invencibilidade entre temporada regular e playoffs, o time chega à decisão com a moral lá em cima, apesar de enfrentar um adversário difícil fora de casa. Apostando em peças de ataque letais, o New York City tem a quarta melhor média de gols como visitante (1.21 gols por jogo) entre os 27 times da MLS. O setor criativo também trabalha bem longe de casa: a média de gols esperados (xG) é de 1.64 quando atua fora do Yankee Stadium.

Para a final, Ronny Deila irá contar com a volta do Chuteira de Ouro  (artilheiro da temporada) Taty Castellanos, expulso na partida contra o New England Revolution. Junto de Maxi Moralez, o artilheiro argentino é justamente o ponto de desequilíbrio desta equipe.

A pedido da reportagem, Saulo Johnson, colaborador do Território MLS e torcedor do New York City, falou um pouco mais sobre o time desta temporada 2021.

No dia mais importante de sua história até aqui, o City pode dizer com todas as letras que chega pronto para brigar pelo título após passar por equipes de qualidade ao longo de sua caminhada.

Porém, estar pronto é apenas o primeiro passo em uma partida onde os erros não são perdoados e cada detalhe é crucial. Sábado, Castellanos e companhia terão 90 minutos (ou mais) para escrever um novo capítulo na história da equipe de New York, e levar o título da MLS Cup para a cidade pela primeira vez.

Confira abaixo o provável time titular do New York City para a final:

PORTLAND TIMBERS X NEW YORK CITY FC
MLS Cup – Final
Data: 11/12/2021 – 17h (BR)
Local: Providence Park, Portland, EUA
Transmissão: Canais ESPN, DAZN, Rádio Território MLS
Último confronto: New York City FC 1 x 3 Portland Timbers, 01 de Agosto de 2020 (MLS is Back)

(Foto: Reprodução/Instagram Portland Timbers)

(Capa: Reprodução/Getty Imagens)