InícioMajor League SoccerFinal da MLS traz confronto entre treinadores que já foram atletas

Final da MLS traz confronto entre treinadores que já foram atletas

A MLS Cup 2021 coloca frente à frente dois ex-jogadores e hoje técnicos; Um ex-atacante venezuelano que jogou nos Estados Unidos contra um ex-zagueiro Norueguês que desembarcou em Nova York  em 2020 em meio a pandemia, mas, que conseguiu consolidar seu trabalho

Giovani Savarese, Venezuelano, de 50 anos, que chegou ao Portland Timbers no final de 2017, e já foi campeão pela equipe em 2020, vencendo o torneio MLS is Back, e que agora busca seu segundo título pela equipe. Do outro lado está Ronny Deila, Norueguês, de 46 anos, que desembarcou em Nova York no começo de 2020, trazendo na bagagem uma boa experiência no velho continente, campeão em duas edições do campeonato escocês (2014/15, 15/16) pelo Celtic FC/ESC, e vencedor de um campeonato norueguês (2012/13) pelo Strømsgodset IF/NOR.

Este é o embate que ocorrerá na final da MLS neste sábado (11), entre Portland Timbers e New York City. Confira abaixo um pouco da história desses dois treinadores, que também já foram atletas.

Giovanni Savarese

MLS Cup 2021
(Foto: Reprodução / Twitter Swansea City AFC)

Savarese mesmo iniciando a carreira muito jovem e tendo longos 15 anos de atuação como jogador (de 1989 a 2004), não conquistou nenhum titulo de expressão. Iniciando seu caminho no extinto Deportivo Italia/VEN, e logo em seguida passando por algumas equipes dos Estados Unidos como:  New England Revolution, San Jose Earthquakes, MetroStars, Long Island Rough Riders, Long Island RR New York/New Jersey e NY Greek American. Nos anos 2000, se aventurou na Europa por pequeno clubes da Itália até chegar ao Swansea/ING, somou 125 partidas disputadas e 40 gols na carreira e pendurou as chuteira no Long Island RR em 2004. 

Já no banco de reservas o treinador chegou na MLS para a temporada 2018, e de lá para cá ajudou sua equipe a crescer e chegar a terceira final, em quatro anos.

No primeiro ano alcançou a MLS Cup e acabou sendo derrotado pelo Atlanta United. Em 2019 foi eliminado logo no início dos Playoffs; e no ano passado foi campeão do torneio MLS is Back, chegando agora em sua terceira final podendo conquistar seu segundo titulo em Portland.

Ronny Deila

MLS Cup 2021
(Foto: Reproodução / Twitter Strømsgodset)

Deila jogou apenas na Noruega, iniciando sua carreira em 1999 pelo Odd Grenland/NOR, de onde saiu para o Viking FK/NOR, até chegar ao Strømsgodset IF/NOR, clube em que encerrou sua carreira como jogador em 2005. Apesar de disputar apenas sete temporadas, o jogador acumulou mais jogos que seu adversário de sábado, atuando em 163 jogos e marcando 18 gols, além de ter consquistado um título, a taça da Noruega em 2000 pelo Odd Grenland/NOR.

Após pendurar as chuteiras, iniciou sua carreira como treinador auxiliar no Strømsgodset IF/NOR, em 2006, e subiu para treinador principal em 2008, vencendo a taça da Noruega na temporada 2009/10, e conquistando o campeonato norueguês na temporada 2012/13. Em seguida se transferiu para o Celtic FC/ESC, onde conquistou o bicampeonato escocês nas temporadas 2014/15 e 2015/16. Após esses feitos retornou à Noruega para treinar o Vålerenga/NOR, sem muito sucesso, até ser contratado pelo New York City em 2020.

Na equipe azul de Nova York se classificou para os Playoffs, onde foi eliminado no primeiro Round, chegou as quartas de final da Liga dos Campeões da CONCACAF e também nas quartas do torneio MLS is Back, caindo coincidentemente para o Portland Timbers.

Veja também: Pré-jogo: Portland Timbers e New York City fazem a final da MLS neste sábado (11)

Para esta final podemos ver duas equipes com táticas semelhantes, já que os dois treinadores adotam o 4-2-3-1, mas, cada deve colocar toda sua experiência adquirida ao longo dos anos e buscar estratégias para derrubar o adversário e se sagrar campeão da temporada 2021 da MLS.

(Capa: Reprodução/ Twitter MLS)

Percel Macedo
Percel Macedo
Percel Macedo é discente em Jornalismo e redator do Território MLS desde 2021, reside no Brasil e é um apaixonado pela Major League Soccer

Galerias

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views
- Advertisment -
Territorio F1