ATUALIZAÇÃO (24 DE JANEIRO):
Como adiantou de forma exclusiva o Território MLS, o Orlando City anunciou oficialmente a contratação do atacante uruguaio de 21 anos, Facundo Torres, vindo do Peñarol/URU, nesta segunda-feira.
A promessa uruguaia assina como jovem jogador designado um contrato até 2025, com opção de renovação até 2026.
O General Manager do Orlando e vice-presidente executivo de operações de futebol, Luiz Muzzi, falou sobre a contratação do uruguaio no anúncio. “Facundo é um jogador jovem com muito potencial, ele está apenas começando a aparecer no cenário internacional. O perigo que ele cria no ataque será um trunfo real no lado ofensivo e estamos empolgados por ele entrar em campo de roxo”, ressaltou.
NEWS: #OrlandoCity acquires Uruguayan forward Facundo Torres. @facutorresss | #VamosOrlando
— Orlando City SC (@OrlandoCitySC) January 24, 2022
Por Gustavo Demétrio
ATUALIZAÇÃO (21 DE JANEIRO):
Com exclusividade, o Território MLS obteve a informação de que o jovem atacante uruguaio Facundo Torres, de 21 anos, do Peñarol/URU, será jogador do Orlando City. As partes envolvidas no negócio chegaram a um acordo e a contratação será anunciada em breve.
Segundo informações do jornalista Daniel Bocatto, da ESPN brasileira, veiculadas ainda em dezembro, os valores da transferência giram em torno de U$ 7 milhões, com U$ 1,5 milhão podendo ser pagos caso o jogador atinja metas pelo time da Flórida.
MATÉRIA ORIGINAL (28 DE DEZEMBRO):
De acordo com rádio uruguaia, novo encontro entre representantes de Facundo Torres e Orlando City foi produtivo, mas sem resultados práticos
A joia uruguaia Facundo Torres, que atua no Peñarol/URU, despertou o interesse do Orlando City, como já noticiado pelo Território MLS, The Lions estava muito próximo de contratá-lo. Porém, houve uma reviravolta em que o camisa 10 dos “carboneros” parecia estar longe do clube da Flórida. Mas a equipe estadunidense aumentou a proposta, a família do jogador, seu empresário e os aurinegros se reuniram, na tarde da última quinta-feira (23), e segundo o programa “Vamos que Vamos”, da rádio Uruguai o encontro foi muito produtivo.
A nova oferta do Orlando City voltou muito forte e uma mudança para a Major League Soccer é vista com muito bons olhos pelo Peñarol/URU, clube que é dono dos seus direitos e que se interessou pela nova proposta. Cenário inimaginável, pois Ignacio Rulio, presidente dos “carboneros” declarou em entrevista ao Portal Montevidéu, na manhã da última quarta-feira, que as negociações entre os clubes não avançaram.
“Não chegamos a um acordo, os números da proposta estavam bem longe”, afirmou o dirigente
Nicolò Schira, jornalista perito em negociações no mundo do futebol foi o primeiro a destacar e levar a público o interesse do Orlando City na promessa uruguaia. Inclusive, o profissional afirmou que o jovem atleta esteve muito próximo de trocar o Uruguai pelos Estados Unidos, algo que não aconteceu nesse primeiro momento, mas que pode acabar ocorrendo, já que essa segunda proposta dos Lions agradou o Peñarol/URU.
O ponta de 21 anos foi um dos destaques da temporada dos “aurinegros”. Ele atuou em 33 partidas, marcou dez gols e deu oito assistências. No torneio Clausura do Uruguai, Facundo Torres com seis assistências foi o líder do quesito na sua equipe. Ainda assim, com três gols foi o vice-artilheiro ao lado de Agustín Canobbio, Pablo Ceppelini e Rubén Bentancourt. Eles ficaram atrás apenas de Augustín Álvarez, autor de cinco gols no campeonato.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Seu bom desempenho o fizeram ser convocado pela primeira vez para a seleção uruguaia principal, fazendo sua estreia em duelo com o Paraguai, válido pelas eliminatórias sul-americanas, competição em que atuou em mais quatro partidas. Além disso, esteve no grupo que disputou a edição deste ano da Copa América, tendo jogado todas as cinco partidas da Celeste no torneio.
Ele também tem convocações para todas as seleções de base do Uruguai, sempre sendo tratado como um atleta jovem e com muito potencial. Facundo tem como principais características a habilidade, técnica e sua facilidade para construir jogadas. Outro ponto que chama atenção é sua versatilidade para atuar em mais de uma posição no ataque, normalmente Torres atua aberto pela ponta esquerda, mas também já jogou como um segundo atacante.
O futebol da joia uruguaia tem sido bastante observado, não atoa seu nome já foi ligado a equipes brasileiras e europeias. Facundo Torres se encaixa no perfil de contratações do Orlando City, que tem como objetivo rejuvenescer seu elenco. Um exemplo disso é a decisão de não renovar o contrato do atacante português Nani, de 35 anos, capitão e referência em diversos sentidos para os Lions durante sua passagem e que agora está deixando o clube. O camisa 10 do Peñarol/URU viria para substituí-lo.
O Orlando City teve uma temporada mediana, ficou na décima posição na temporada regular somando 51 pontos depois de 34 jogos, sendo 13 vitórias, 12 empates e nove derrotas. Conseguiu a classificação para os play-offs depois de terminar na sexta colocação na Conferência Leste, contudo acabou sendo eliminado após uma derrota por 3 a 1, logo no primeiro confronto com o Nashville.
Por Carlos Berbert
(Capa: Reprodução/Twitter Facundo Torres)