Oficial: Camisa 10 argentino renova com o Portland Timbers

0
17

ATUALIZAÇÃO (12 DE FEVEREIRO):

O Portland Timbers anunciou oficialmente a renovação de contrato de Sebastian Blanco, camisa 10 argentino da equipe. O jogador renova até o fim da temporada de 2023 como jogador designado, ou seja, receberá acima do teto salarial estabelecido pela Major League Soccer.

Por Gustavo Demétrio 

MATÉRIA ORIGINAL (4 DE FEVEREIRO):

Peça importante na campanha para o vice, Blanco estava sem contrato após o encerramento do antigo vínculo em dezembro de 2021

Ídolo do Portland Timbers, Sebastián Blanco defenderá a franquia por mais duas temporadas. O jogador, que se encontra com a família na Argentina, seu país natal, deve retornar pelos próximos dias para realizar exames médicos, assinar seu novo contrato e voltar a treinar com seus companheiros. É o que afirma o jornalista do canal TyC Sports, César Luis Merlo. Caso confirmado o novo vínculo, Blanco irá para sua sexta temporada pelos atuais vice-campeões da Major League Soccer.

O polivalente jogador ofensivo iniciou sua carreira profissional no Lanús/ARG em 2006, por lá passou cinco temporadas até ser vendido para o Metalist/UCR, em 2011. Pelo time ucraniano, Blanco brilhou e chamou a atenção de times dos principais mercados da Europa. Em agosto de 2014, transferiu-se para o West Bromwich/ING, mas sua passagem pelos Baggies durou apenas alguns meses. Em janeiro de 2015, foi emprestado ao San Lorenzo/ARG e, seis meses depois, contratado em definitivo.

(Reprodução: Twitter/ Portland Timbers)

• Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

Contratado como jogador designado pelos Timbers em 2017, Blanco caiu rapidamente nas graças da torcida do clube de Oregon. Em sua temporada de estreia, jogando principalmente como ponta, foi importante para levar a equipe até a liderança da fase regular da Conferência Oeste. Participou diretamente de 12 gols do time, fazendo oito tentos e distribuindo quatro assistências em 33 jogos.

Em 2018, teve não só o melhor ano de sua passagem pelo Portland, como também, o melhor de sua carreira. Junto com Diego Valeri, comandaram a franquia até a final da MLS Cup, derrotado pelo Atlanta United. Foram 11 gols marcados e dez assistências pela temporada regular daquele ano.

Nos anos seguintes, o experiente argentino, de 33 anos, manteve-se apresentando bom nível vestindo a camisa dos Timbers, embora tenha realizado menos jogos, principalmente devido uma grave lesão nos ligamentos do joelho, que o tirou de campo por nove meses entre 2020 e 2021. Na temporada passada, foram sete gols e seis assistências em 24 jogos. Até o momento, o jogador realizou 148 jogos, marcou 42 gols e deu 38 assistências.

Como agente livre desde dezembro, após a expiração de seu contrato, muito foi-se especulado sobre o destino de Blanco. O jogador chegou a ter seu retorno para a Argentina cogitado em clubes como Boca Juniors e San Lorenzo, como também houve rumores na imprensa americana sobre uma possível negociação com Real Salt Lake.

A permanência de Sebastián Blanco é crucial para o Portland Timbers, que necessita de um protagonista após a saída de Valeri – o seu maior ídolo recente – para o Lanús, onde já havia jogado junto de Blanco. A equipe faz seu retorno na MLS no dia 26 de fevereiro, em casa, contra o New England Revolution.

(Capa: Reprodução/ Twitter Portland Timbers)