InícioMajor League SoccerInter Miami CF"Inter Miami precisa de mais tempo", diz Matuidi em meio à indefinição...

“Inter Miami precisa de mais tempo”, diz Matuidi em meio à indefinição de seu futuro

Negociando rescisão de contrato com Inter Miami, o francês deu entrevista falando sobre o clube e seu futuro

De saída do Inter Miami, o volante francês Blaise Matuidi concedeu uma entrevista ao jornal inglês The Guardian nesta terça-feira (22). Na conversa com o periódico, Matuidi falou sobre o futuro de sua carreira, sobre a situação atual da franquia, sua relação com David Beckham e muito mais.

(Reprodução: Twitter/ Inter Miami)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

INTER MIAMI

Em 2020, a contratação de Matuidi foi uma grande demonstração de poder do Inter Miami frente as demais equipes da MLS, o jogador que procurava novos ares para sua carreira após passagem marcada por conquistas na Europa.

Para mim, foi um novo desafio. Na Europa, joguei muitos jogos, ganhei muitos títulos [três com a Juventus e quatro com o PSG] e pensei precisar de algo novo para mim e minha família”, diz ele. “Decidi seguir em frente porque minha família foi meu primeiro pensamento e depois o desafio. Sei que a MLS não é como a Europa, não em termos de qualidade, mas para mim era algo que eu queria fazer com este novo desafio”.

Com a contratação do volante campeão do mundo pela França, em 2018, e de outros astros do futebol como o argentino Gonzalo Higuaín, esperava-se que o Miami não demoraria para se tornar uma das equipes mais fortes do futebol estadunidense. Entretanto, não foi assim que aconteceu.

O clube colecionou experiências decepcionantes nos seus dois primeiros anos, terminando em 10º e 11º, nas temporadas 2020 e 2021, respectivamente. Em 2022, o início é ainda mais preocupante: a equipe somou apenas um ponto em quatro jogos e possui uma das piores campanhas da liga.

Além do trabalho ruim em campo, o gerenciamento do Inter Miami também é alvo de polêmicas. No ano passado, a franquia foi multada em US$ 2 milhões e sofreu sanções salariais impostas pela MLS após que uma investigação descobriu que violaram as regras de quantidade de jogadores designados.

Para o volante, falta tempo para Miami e comparou com casos de clubes com investimentos milionários na Europa: “Há muitos jogadores jovens. Não é uma liga fácil e você precisa de um time com experiência… Se você olhar para a Europa, uma equipe como o Manchester City/ING antes de vencer [a Premier League] levou tempo, como aconteceu com o Chelsea/ING. Quando alguém joga contra o Inter Miami, quer nos vencer porque somos um dos mais populares da liga, por isso não é fácil”.

ADMIRAÇÃO POR BECKHAM

Amigos desde a passagem do craque inglês no Paris Saint-Germain/FRA em 2013, Matuidi nutre muito respeito por David Beckham.

Quando o volante procurava um novo desafio, foi no novo empreendimento de seu ex-companheiro, que optou por atuar. O antigo craque do Manchester United/ING e Real Madrid/ESP, o convenceu deixar a Europa e seguir o “sonho americano”.

Joguei com David no passado no Paris Saint-Germain, não por muito tempo, mas foi um bom momento”, disse Matuidi. “Fiquei feliz porque ele teve essa experiência e ajudou muito o PSG. Quando soube que o Inter Miami estava interessado em me contratar, David era uma grande parte da minha motivação. Fiquei feliz em me juntar a sua equipe, porque ele é um exemplo com sua experiência, o que ele fez em sua grande carreira e agora como proprietário é algo especial para mim”, completou.

Nossa relação é boa e ele é um cara legal, ele quer que sua franquia vença. Quando ele diz coisas, ele faz. Tenho grande respeito por ele. Ele não fala muito com os jogadores, mas quando o faz, você entende seu objetivo e para onde ele quer ir”.

(Reprodução: Site/ Inter Miami)

FUTEBOL COMO NEGÓCIO

Perguntado sobre as diferenças entre a organização do futebol das ligas europeias para a MLS, Matuidi elogiou o processo de formação dos atletas  nos Estados Unidos.

Quando vejo atletas aqui nos Estados Unidos, acredito que eles têm algo diferente dos atletas europeus e a diferença é que eles entendem de negócios. Eles são especialistas em sua própria área, mas também estão muito focados em fazer outras coisas na vida, principalmente negócios”, afirma o francês. “Na Europa, nossos objetivos estão no esporte e estamos focados nisso. Aqui nos Estados Unidos é algo diferente, pois quando os esportistas vão para a universidade eles vão com engenheiros, pessoas que trabalham com elétrica, e estão todos juntos”, finaliza.

Para ajudar a mudar essa mentalidade no futebol europeu, Matuidi junto de jogadores consagrados, como N’Golo Kanté (Chelsea/ING) e Olivier Giroud (Milan/ITA), construíram o projeto Origins, um fundo de investimento em tecnologia destinado para atletas.

FUTURO NO FUTEBOL

Apesar do projeto empresarial estar cada vez mais próximo de tomar forma, o volante ainda não pensa em largar as quatro linhas. Seu futuro ainda é incerto, mas já se sabe que não continuará no Inter Miami, apesar de ainda ter contrato com o clube até o final de 2022, todavia não vem trabalhando com o elenco comandado por Phil Neville.

Sem pretenções de destino, o jogador revelou ter possuído uma vontade de atuar no futebol inglês. “No passado, eu estava perto de me mudar para a Premier League, para o Arsenal, esse era o meu sonho. Joguei na Itália e na França, e muitas pessoas diziam: ‘Como você joga, você precisa passar para a Premier League’. Infelizmente, eu não fiz, então você nunca sabe.

Capa: (Reprodução/Instagram Blaise Matuidi)

 

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1