Os jogadores justificaram a atitude em uma carta aberta destinada à Canada Soccer
Após 36 anos ausente da Copa do Mundo, a seleção masculina do Canadá vive clima de tensão com sua própria Confederação, faltando cinco meses para o início da maior competição de futebol do mundo. No último domingo (5), os canadenses se recusaram a entrar em campo no amistoso preparatório para o Catar, contra o Panamá, que aconteceria no BC Place, em Vancouver, e o jogo foi cancelado faltando poucas horas para o início.
Este foi a segundo partida cancelada pela seleção do país durante este período. Os Les Rouges também não disputaram o duelo contra o Irã, marcado para a última terça-feira (31). A justificativa apontada para a suspensão do amistoso, seria as críticas recebidas pela realização do confronto.
O início oficial do protesto aconteceu na última sexta-feira (3). Os jogadores se recusaram a comparecer no treino da tarde e na coletiva de imprensa agendada para o dia. No dia seguinte, novamente não apareceram nas atividades programadas e optaram por não jogar no amistoso de domingo enquanto as negociações continuam.
Em uma carta aberta publicada pelo jornalista Rick Westhead, os atletas afirmam que foram desrespeitados pela Canada Soccer e cobram uma revisão nos acordos de televisão e patrocínios vigentes desde 2018. Outros pedidos foram o recebimento de 40% da premiação conquistada por se classificar para a Copa, igualdade salarial entre as seleções masculinas e femininas, além de maior suporte da Federação para que pessoas ligadas aos atletas possam acompanhar a delegação em novembro.
This is the "Dear Canada" letter released by Canada's national men's team players.
Asking for a review of Canada Soccer's broadcast & sponsorship contracts, 40% of World Cup qualification money, and a joint contract with the women's team with equal compensation for match fees. pic.twitter.com/STazGyJ9MW— Rick Westhead (@rwesthead) June 5, 2022
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Segundo a FIFA, cada seleção classificada para a Copa do Mundo receberá premiações de — no mínimo — US$9 milhões. Normalmente, as federações também pagam bônus às suas seleções nacionais com esse dinheiro.
As negociações entre os jogadores e a federação começaram após a qualificação do país para a Copa do Mundo em 27 de março, mas não haviam encontros para resolver a pendência até esta semana.
Em resposta ao cancelamento do amistoso e à disputa pública em andamento, a Federação convocou uma entrevista coletiva com o presidente Nick Bontis e o secretário-geral interino Earl Cochrane na sala de imprensa localizada no BC Place.
A statement by Canada Soccer President, Nick Bontis on the cancellation of today's #CANMNT v Panama match. pic.twitter.com/Udfqrwrv2S
— Canada Soccer (@CanadaSoccerEN) June 6, 2022
“Gostaríamos de ter uma discussão baseada em fatos dentro da realidade fiscal com a qual a Canada Soccer tem que conviver diariamente”, disse Bontis. “A Federação está comprometida com os princípios de justiça e equidade e acreditamos que apresentamos uma oferta justa aos jogadores. Comparamos nossa oferta com outras seleções de todo o mundo. Sobre a questão da equidade de gênero levantada na carta dos jogadores, a nossa oferta também se comprometeu a fornecer os mesmos termos à nossa seleção feminina. À medida que avançamos, o compromisso estratégico da Canada Soccer é apoiar todos os nossos programas, desde as bases até as primeiras equipes de elite.”