Principal referência da equipe nos últimos anos, Joel Campbell foi o responsável pela classificação
No último jogo da repescagem da Copa do Mundo, nesta terça-feira (14), a seleção da Costa Rica obteve seu passaporte para o Catar ao vencer a Nova Zelândia por 1 a 0, no Al Rayyan Stadium. Com uma vitória por 1 a 0 sobre a Nova Zelândia, nesta terça-feira, no Catar, os costarriquenhos garantiram a última vaga para o Mundial. O atacante Joel Campbell fez o gol que garantiu a sexta participação da Costa Rica em Copas do Mundo, a terceira consecutiva.
Classificada, a Costa Rica entrará no Grupo E, que já tem Alemanha, Espanha e Japão. A estreia será contra a seleção espanhola, dia 23 de novembro, em Al Thumama. Em seguida, no dia 27, jogará contra o Japão novamente no Al Rayyan Stadium. No dia primeiro de dezembro, finaliza sua participação na primeira fase contra a Alemanha, no Al Bayt Stadium.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
O JOGO
A vitória foi construída logo no primeiro ataque. Aos dois minutos de partida, Bennette cruzou da esquerda, e Campbell bateu de primeira, no canto esquerdo do goleiro Sail. A partir daí, a seleção centro-americana largou a postura ofensiva e jogou no contra-ataque para segurar a pressão neozelandeza.
Con este Gol Dorado y apenas en el minuto 3 del partido Joel Campbell estaría llevando a Costa Rica 🇨🇷 a la Copa del Mundo!! 🔥🔥🔥 #WorldCup2022 #JoelCampbell pic.twitter.com/DMTKH3hPjY
— Marino Vinicio Castillo H. (@mcastillo1985) June 14, 2022
O duelo entre o atacante do Newcastle/ING, Chris Wood e o goleiro do Paris Saint-Germain/FRA, Keylor Navas foi o principal destaque da partida. Intenso, o artilheiro não deu vida fácil para o arqueiro, que deu conta do recado e fez defesas importantes para a Costa Rica. Aos 38′, o centroavante até chegou a marcar, porém o árbitro sinalizou falta de ataque na origem do lance e anulou o gol.
No segundo tempo, a seleção neozelandesa sentiu o cansaço e não conseguiu ter o mesmo ritmo da primeira etapa, abrindo espaços para os costarriquenhos chegarem no contra-ataque. Assim foi como os ‘Ticos’, como são conhecidos os jogadores da seleção de Costa Rica, chegaram com perigo em finalização de Contreras, fora da área, aos 60′.
Sentindo a pressão por estar atrás do placar, os jogadores do país da Oceania pareciam mais nervosos a cada minuto. A situação piorou aos 61′, quando o atacante Kosta Barbarouses foi expulso após análise do VAR. Com apenas nove minutos em campo, o jogador do Sydney FC, da Austrália, deu um carrinho por trás em Calvo e saiu mais cedo de campo.
Com um a menos, o time não teve forças suficiente para furar o gol de Navas. O astro internacional fez bela defesa na melhor chance da Nova Zelândia, durante a segunda etapa, em finalização de Clayton Lewis, aos 76′, e seguro na finalização de Chris Wood, aos 83′, para garantir a terceira classificação consecutiva em Copas.
Esta também será a terceira vez que o treinador Luiz Fernando Suárez irá comandar uma seleção no principal torneio de futebol no mundo. Em 2006, o treinador levou o Equador para a Copa da Alemanha. Duas edições depois, na Copa do Brasil, o colombiano garantiu a vaga com a inesperada Honduras.
Agora, a Costa Rica e Suárez terão a missão de superar o feito histórico da campanha realizada na Copa do Mundo de 2014, quando os centro-americanos chegaram até as quartas-de-final. Na fase de grupos, passaram em primeiro lugar no ‘grupo da morte’, que tinha o Uruguai, a Itália e a Inglaterra. Nas oitavas-de-final, superou a Grécia nos pênaltis e encerraram sua melhor participação em Copas do Mundo, caindo diante da Holanda, novamente nas penalidades máximas.
MELHORES MOMENTOS
FICHA TÉCNICA
Costa Rica — 1
Navas; Fuller (Martínez), Duarte, Calvo, Oviedo; Torres, Borges (Chacón), Tejeda, Bennette (Ruiz); Campbell (Venegas), Contreras
Téc.: Luis Fernando Suárez
Nova Zelândia — 0
Sail; Pijnaker, Reid (Just), Tuiloma; Bell, Garbett (Waine), Lewis (Stamenic), Cacace, Kirwan (Payne), Greive (Barbarouses), Wood
Téc.: Danny Hay
Gol: Joel Campbell (CRC)
Cartões amarelos: Winston Reid (NZE), Bryan Ruiz e Anthony Contretas (CRC)
Cartão vermelho: Kosta Barbarouses (NZE)
(Capa: Reprodução/ Twitter Copa do Mundo da FIFA)