InícioFIFACatar 2022Previa: Costa Rica enfrenta a Nova Zelândia pela última vaga na Copa...

Previa: Costa Rica enfrenta a Nova Zelândia pela última vaga na Copa do Mundo

Os Ticos da Costa Rica buscam fazer valer o favoritismo para vencer os Neozelandeses e conquistar sua classificação para a Copa do Mundo do Catar

Nesta terça (14), às h 15h (horário de Brasília), Costa Rica e Nova Zelândia irão duelar no Al-Rayyan Stadium pelo Playoff de Repescagem que dará ao vencedor a última vaga para o Mundial, mais precisamente para o indigesto grupo E, junto de Alemanha, Espanha e Japão.

Após uma improvável e impressionante campanha de recuperação nas eliminatórias da CONCACAF, La Sele chega em grande momento para a decisão. Já os All Whites tiveram um caminho bem mais acessível para chegar a esta repescagem intercontinental, vencendo com facilidade as eliminatórias da OFC.

Esta será a quarta vez que times da CONCACAF e da Oceania se enfrentam na repescagem mundial, com retrospecto favorável para as equipes das Américas, com duas classificações e apenas o Canadá sendo eliminado pela Austrália em 1994, isso se considerarmos a que a essa mesma Austrália eliminou Honduras em 2018, mas representando o continente Asiático.

Na única partida realizada entre essas duas equipes, goleada dos costarriquenhos por 4×0 em 2007, com um dos gols sendo marcado por Bryan Ruíz, atual camisa 10 do quadro caribenho.

(Reprodução: Twitter/ FEDEFUTBOL Costa Rica)

COMO CHEGA A COSTA RICA

Apôs um começo desastroso no Octogonal final da CONCACAF e muita turbulência nos bastidores, os Ticos protagonizaram uma épica recuperação, conquistando 19 dos últimos 21 pontos disputados e garantindo assim a vaga para repescagem mundial. A chegada do experiente Luis Fernando Suárez contribuiu para a evolução da equipe, que aposta muito na segurança de Keylor Navas (PSG/FRA) e em um sólido sistema defensivo, além de contar com jogadores bastante conhecidos do público geral como o veteraníssimo Bryan Ruiz (Alajuelense/CRC) e o atacante Joel Campbell (León/MÉX).

La Sele conta com um núcleo bastante envelhecido, formado em sua maioria por remanescentes da histórica campanha no mundial de 2014, disputado no Brasil e com muitos desses jogadores longe de sua melhor forma, a exceção de  Navas e Campbell, que na seleção é um jogador sempre decisivo. E o treinador colombiano deve apostar em uma escalação com bastante experiência, apesar da boa fase de jovens como Anthony Contreras (Guanacasteca/CRC), Brandon Aguilera(Alajuelense/CRC) e Gerson Torres (Herediano/CRC.

Os últimos jogos foram usados como teste para esse grande duelo, ambos válidos pela CONCACAF Nations League, com derrota para o Panamá na estréia por 2×0 e vitória contra a Martinica pelo mesmo placar.

COMO CHEGA A NOVA ZELÂNDIA

Com uma campanha perfeita nas eliminatórias da Oceania, os Kiwis chegaram a este playoff sem maiores percalços e com uma silenciosa renovação em seu elenco para buscar uma improvável vaga para a copa. Se por um lado, o grupo convocado para a decisão possui 13 jogadores que estiveram nas olimpíadas de Tóquio, o time treinado por Danny Hay deposita suas esperanças em um velho conhecido, o artilheiro Chris Wood, do Newcastle United/ING.

O maior jogador da historia do futebol local, Wood tem a incrível marca de 33 gols em 67 jogos oficiais, além de ser um dos poucos do país a atuar na Europa, e nesse caso no que pode ser considerado o maior campeonato nacional do mundo, a Premier League .

Nos dois amistosos prévios ao confronto ante a Costa Rica, derrota para a seleção peruana por 1×0 e empate sem gols contra Omã. A equipe não terá grandes ausências e conta com a volta de Marco Rojas (Melbourne Victory/AUS), que não jogava pelo país desde 2019 e vem de grande temporada no futebol australiano. Além disso, a seleção neozelandesa terá a presença de nomes conhecidos dos amantes da MLS como o zagueiro Michael Boxall do Minnesota United e o polivalente Bill Tuiloma do Portland Timbers.

(Reprodução: Twitter/ FIFA World Cup)

O QUE ESTÁ EM JOGO?

A partida desta terça-feira (14) vale para ambas as equipes a tão sonhada vaga na Copa do Mundo do Catar, em novembro. Mas além disso, a Costa Rica busca ser a segunda seleção da Concacaf com mais participações em copas no século, junto dos Estados Unidos, com 5, totalizando 6 em toda sua história, alcançando a terceira maior marca da região. Já a equipe Neozelandesa luta para chegar em seu terceiro mundial, após ter sido eliminada nas duas últimas repescagens para México e Peru, respectivamente.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Costa Rica
Navas; Fuller, Waston, Duarte, Calvo, Oviedo; Borges, Tejeda, Venegas, Ruiz; Campbell
Téc.: Luis Fernando Suárez

Nova Zelândia
Marinovic; Payne, Smith, Pijnaker, De Vries; Stamenic, Tuiloma, Bell; Just, Wood, Rogerson
Téc.: Danny Hay

COSTA RICA X NOVA ZELÂNDIA
Eliminatórias da Copa do Mundo 
— Repescagem Intercontinental (Jogo Único)
Data: 14/06/2022 — 15h (BR)
Local: 
Al-Rayyan Stadium, Al-Rayyan, Catar
Transmissão: 
Sportv 2 e FIFA + (Gratuito)
Ultimo confronto:
Costa Rica 4 x 0 Nova Zelândia, 27 de Março de 2007

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1