InícioMajor League SoccerAtlanta United FCAtlanta United vs Sounders: ‘Gonzo’ enfrenta pela primeira vez seu mentor, Brian...

Atlanta United vs Sounders: ‘Gonzo’ enfrenta pela primeira vez seu mentor, Brian Schmetzer, com expectativa de casa cheia

Gonzalo Pineda, técnico do Atlanta United, encerrou sua carreira como jogador no Sounders e foi assistente técnico da equipe por quatro anos

Com apenas 39 anos, o jovem treinador mexicano Gonzalo Pineda tem uma vasta história como jogador e como assistente técnico de Brian Schmetzer no Seattle Sounders. Neste sábado, às 8h da manhã de Brasília, Atlanta United e Seattle Sounders se enfrentam no Mercedes-Benz Stadium, na semana 24 da MLS, com expectativa de casa cheia. Essa vai ser a primeira vez que o treinador Pineda enfrenta seu mentor Brian Schmetzer.  

A história entre Gonzalo e Schmetzer começou quando o mexicano ainda era jogador. Além de ter uma vasta experiência na Liga MX, Pineda foi peça importante da seleção mexicana, onde disputou as eliminatórias para a Copa 2006, jogou quatro partidas pela seleção na Copa do Mundo de 2006 e atuou em três partidas da Copa América 2007. Ele foi contratado como jogador pelo Seattle Sounders em 2014, começando 24 das 28 partidas que atuou na temporada, marcando três gols. Naquela temporada de 2014, o Sounders era comandado por Sigi Schmid e seu assistente técnico era Brian Schmetzer. Era comum ouvir Brian elogiar a atuação do meio-campo Pineda, uma das peças essenciais para o sucesso da equipe naquele ano. Alguns colegas de equipe brincavam que Brian era o ‘pai’ de Pineda.

Carreira de Pineda como assistente técnico

Após a temporada de 2015, Gonzo decidiu se aposentar dos campos, encerrando uma carreira de 13 anos como jogador profissional, jogando por sete times e em dois países. Por duas temporadas, o meio-campo defendeu o Sounders em 56 jogos regulares. Pineda e Osvaldo Alonso formaram uma das mais fortes equipes de meio-campo da MLS de 2014/2015,  fator importante na conquista do Supporters Shield de 2014 pela primeira vez. 

Depois da aposentadoria, Pineda decidiu se tornar comentarista em uma rede de tv nacional, apesar de sempre ter registrado seu desejo de ser treinador – inclusive já tinha obtido licença de treinador enquanto estava em Seattle. Com a saída de Schmid no meio da temporada de 2016, Schmetzer assumiu a posição de treinador do Sounders. Pouco tempo depois veio o convite para que Pineda voltasse a Seattle como assistente técnico e o mexicano voltou aos campos, agora de outra forma. O formato de treinamento de Brian se encaixou com a visão de Pineda, que sempre elogiou o poder de liderança do técnico. “É difícil de explicar, mas ele é muito inteligente, muito estratégico em como tratar seres humanos. Ele não os trata como jogadores, ele os trata como pessoas”, disse Gonzo em uma entrevista na época. E essa cultura do Sounders, o tratamento diferenciado e união da equipe, começou a trazer holofotes também para o trabalho do assistente técnico. 

Gonzalo Pineda e Brian Schmetzer
Gonzalo Pineda foi assistente técnico de Brian Schmetzer por quatro anos, até assumir o Atlanta no ano passado. (Reprodução: Twitter / Seattle Sounders)
  • Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI! Acessando por esse link, você assina e ainda ajuda o Território MLS.

De Seattle para Atlanta: primeira experiência como treinador e seus desafios

Em 2021, após a saída de Gabriel Heinze do Atlanta United, Gonzalo Pineda foi contratado como novo treinador da equipe, com o objetivo de mudar a cultura do time com a maior torcida da MLS. Um dos técnicos mais jovens da MLS,  Pineda assumiu em setembro de 2021 com o objetivo de classificar o 5-Stripes para os playoffs e conseguiu, apesar de ser despachado pelo NYCFC. 

Já na temporada atual, o Atlanta está aquém das expectativas da equipe. Apesar de estar a quatro pontos da classificação para os playoffs, a equipe amarga a antepenúltima colocação na Conferência Leste e precisa de cada ponto dos próximos jogos para sonhar com os playoffs. Dos 22 jogos disputados nesta temporada, foram nove derrotas, sete empates e apenas seis vitórias. Um dos principais problemas que Pineda enfrenta é o número de desfalques por contusão. Há de considerar também que um trabalho de mudança de cultura não acontece do dia para a noite. 

Gonzalo Pineda, técnico do Atlanta United
Gonzalo Pineda é um dos treinadores mais jovens da MLS, com 39 anos. (Reprodução: Instagram / Atlanta United)

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (04) Gonzalo disse ter consciência do momento da equipe, que os resultados esperados ainda não estão sendo alcançados em campo e que as lesões são parte desse momento. Ele ressaltou que, para um treinador, essas dificuldades são oportunidades para motivar a equipe a alcançar melhores resultados e que esse tem sido seu desafio. 

Ao ser perguntado sobre a expectativa de enfrentar seu mentor pela primeira vez, Pineda não economizou elogios para falar sobre Brian Schmetzer: “Eu estou enfrentando o melhor técnico da MLS. Ele (Brian) é um treinador muito experiente, que enxerga um humano por trás de cada jogador que ele treina e ele consegue extrair o melhor de cada um deles. Isso não é uma tarefa fácil. Ele entende a pessoa e sabe como motivar a equipe no vestiário” disse o técnico mexicano. 

Pineda considera que a chave para vencer o Sounders no sábado é uma equipe concentrada nos noventa minutos de jogo, tentar dominar em certos momentos e estar estável durante toda a partida. A equipe também conta com a ótima atmosfera da torcida, que vai fazer pressão contra os visitantes. Com todos esses elementos, a partida entre Atlanta United e Seattle Sounders promete ser emocionante. 

(Capa Reprodução: Instagram / Atlanta United)

Galerias

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views

NYCFC vs. Toronto FC by Matias Cerisola

6 photos
1 views
- Advertisment -
Territorio F1