Elias Manoel chega ao New York Red Bulls emprestado pelo Grêmio. O atacante de 20 anos foi artilheiro do Brasileirão de Aspirantes em 2020 e 2021
Novo reforço do New York Red Bulls, o jovem atacante Elias Manoel, de 20 anos, é mais um brasileiro que chega na Major League Soccer. O contrato de Elias com o RBNY vai até o fim de 2022, com opção de compra em torno de US$1.5 milhões para a equipe nova iorquina.
Defendendo as cores do Grêmio/BRA, Elias Manoel fez parte do time de transição e foi artilheiro do Brasileirão de Aspirantes por dois anos seguidos (2020 e 2021). No time principal, o jovem teve algumas chances, a maioria delas atuando aberto como um ponta. Em 2022 foram 30 jogos com a camisa do Grêmio, marcando sete gols, dois no Brasileiro Série B.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Como joga Elias Manoel?
Com 1,76cm e 75 kg, Elias Manoel é um atacante de muita explosão física e que pode atuar tanto como um centroavante como opção dos dois lados de campo. Apesar de não ser muito alto, Elias consegue se impor dentro da área principalmente buscando um bom posicionamento.
Na atual edição da Série B, o jovem atacante foi mais utilizado como ponta, posição que apesar de entregar em disposição física, velocidade não é a mais confortável para Elias. Durante o Brasileirão de Aspirantes o jovem rendeu melhor quando atuou centralizado.
Quando atua centralizado, Elias pode ser muito forte atacando às costas da última linha, com boa leitura para não se colocar em impedimento o jovem atacante tem muita velocidade e consegue chegar bem em condições de finalizar, seja em situações de cruzamento ou passes rasteiros rompendo linha.
Elias Manoel é um atacante que busca sempre finalizar com poucos toques na bola, por isso é importante seu senso de posicionamento.
Como Elias pode encaixar no New York Red Bulls?
A MLS é uma liga marcada por transições, o jogo é mais rápido e por vezes os defensores se veem expostos em situação de combate 1×1 com os atacantes. O RBNY possui atletas com bom passe e visão de jogo aguçada como Caden Clark, Luquinhas e Lewis Morgan, encaixar a qualidade de construção desses atletas com os desmarques de Elias Manoel pode ser uma das armas para a equipe de Gerhard Struber marcar gols.
Outro ponto importante é que Elias Manoel é um atacante de mobilidade, o que pode fazer dele um ótimo parceiro para atuar em dupla com o Patryk Klimala.
(Reprodução/Twitter Elias Manoel)