O Seattle Sounders vem de quatro derrotas em cinco jogos; FC Dallas busca manter a sequência de vitórias
Nesta terça-feira (02), o Seattle Sounders receberá o FC Dallas, no Lumen Field, às 23h (horário de Brasília), almejando entrar novamente no grupo de classificação para os playoffs. Após a derrota de virada na última rodada para o líder LAFC, por 2 a 1, a franquia de Seattle tem que fazer a tarefa de casa e garantir os três pontos jogando em seus domínios. Considerando os últimos cinco jogos, os comandados de Brian Schmetzer amargaram quatro derrotas. O Rave Green encontra-se atualmente com 29 pontos na nona colocação da Conferência Oeste, a dois pontos do Portland Timbers, que se encontra na sétima posição e última vaga que se classificaria para a fase de mata-mata da MLS.
Já o time do Texas vem de uma sequência de duas vitórias. Na última rodada venceu o LA Galaxy por 1 a 0 jogando em seu estádio, e na semana anterior, venceu o Real Salt Lake também por 1 a 0 mas na casa do adversário. Entretanto antes dessa sequência, o time viveu uma seca de seis jogos sem vitória sendo quatro empates e duas derrotas, o que fez com que o time saísse da disputa pelas primeiras posições da conferência. Atualmente, o time de Nico Estévez está com 35 pontos, empatado com o Minnesota United, mas os critérios de desempate colocam o time na quarta posição do Oeste.
Estes times já se enfrentaram uma vez neste ano e foi justamente o primeiro jogo do Seattle Sounders após vencer a Concacaf Champions League em maio. O FC Dallas recebeu os reservas do Sounders e carimbou a faixa de campeão com um 2 a 0 jogando no Toyota Stadium. Os gols foram marcados por Jesús Ferreira e Paul Arriola.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
SEATTLE SOUNDERS
O time da cidade esmeralda vem oscilando bastante no campeonato. no primeiro terço da competição, a justificativa era que o time não estava com o foco na MLS pois estava disputando a Concacaf Champions League e a aposta se mostrou acertada. No entanto, após a conquista histórica, o time não consegue emplacar uma boa sequência de vitórias. Mesmo quando teve cinco jogos seguidos no Lumen Field, em Seattle, o time não conseguiu fazer a tarefa de casa e garantir os 15 pontos disputados. Foram três vitórias, um empate e uma derrota.
Considerando os últimos sete jogos foram apenas duas vitórias com cinco derrotas, sendo duas delas jogando diante de sua apaixonada torcida incluindo um sonoro 3 a 0 do rival Portland Timbers. O último jogo em casa, contra o Colorado Rapids, teve bastante tensão e apreensão já que o tive teve que buscar a virada jogando com um homem a menos desde o início do segundo tempo. No entanto, na última rodada, foi a sua vez de ver o adversário conquista a virada. Após sair na frente, viu o LAFC virar o placar ainda no primeiro tempo e amassar o time na etapa complementar.
O técnico Brian Schmetzer tem procurado achar o equilíbrio no time após a perda do brasileiro João Paulo. O maestro brasileiro tem feito muita falta no meio de campo do Sounders. No princípio, o jovem Obed Vargas vinha desempenhando bem naquela posição apesar de alguns jogos um pouco abaixo, porém o jovem também está fora de combate após ter uma fratura por stress nas costas e ficar fora por tempo indeterminado. O treinador já testou vários jogadores na posição de primeiro volante, mas ainda não achou um substituto à altura. O último foi Cristian Roldan que jogou naquela posição nos últimos dois jogos, mas resta saber se Schmetzer está satisfeito com Cristian ou se deverá continuar sua busca por um novo camisa “seis”.
O destaque do time tem sido Jordan Morris. Dos 30 gols do americano na MLS, 23 foram jogando em casa, incluindo sete dos últimos oito. A boa notícia para o lado de Seattle é o retorno do atacante Raul Ruidiaz. O peruano que tem desfalcado o time nos últimos dois meses treinou com o time e será relacionado para o jogo. Ele deverá começar no banco de reservas. O último jogo de Ruidiaz foi na derrota por 3 a 0 para o Portland e na oportunidade ele estava voltando de contusão e teve de ser substituído no segundo tempo.
Para este jogo, Schmetzer deverá dar nova oportunidade a Fredy Montero, na vaga de Will Bruin, e Leo Chú, muito provavelmente na vaga de Jimmy Medranda.
FC DALLAS
Até a primeira metade do mês de maio, o time do Texas vinha disputado cabeça a cabeça a liderança da conferência oeste. No entanto, nos dez jogos disputados entre a segunda metade de maio e a primeira metade de julho, ou seja, praticamente dois meses, apenas uma vitória, com cinco derrotas e quatro empates. Foram apenas sete pontos em 30 possíveis. Esse desempenho fez o time despencar do topo da conferência para fora da zona de classificação dos playoffs em algumas rodadas. Entretanto, com o equilíbrio na conferência oeste e as duas vitórias nas últimas rodadas colocaram o time de volta à parte de cima da tabela, agora em quarto lugar.
A franquia de Dallas vai até Seattle tentando quebrar um tabu de 15 jogos sem vitória jogando no Lumen Field. Foram apenas três empates e doze derrotas. A única vitória do time em Seattle foi em maio de 2011.
Os destaques do time visitante são Jesús Ferreira e Paul Arriola, justamente os jogadores que marcaram no último jogo entre os times neste ano. O centroavante colombiano, mas naturalizado americano, Jesús Ferreira, tem estado no brigado pelo topo da tabela de artilheiros. Ele já marcou 12 tentos, o que o deixa empatado na terceira posição, apenas dois atrás do líder, Sebastian Driussi. Paul Arriola também tem contribuído bastante com o ataque, anotando nove gols e três assistências na competição. A dupla espera repetir o feito do último jogo e continuar a boa fase da equipe.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Seattle Sounders
Frei; A. Roldán, Yeimar, Arreaga, Nouhou; C. Roldán, Rusnák; Morris, Lodeiro, Léo Chú; Montero.
Téc.: Brian Schmetzer
FC Dallas
Paes; Twumasi, Hedges, Martinez, Farfan; Cerrilo, Pomykal; Arriola, Velasco, Ferreira; Jara.
Téc.: Nico Estévez
(Capa: Reprodução / Twitter Seattle Sounders)