Na coluna de hoje, gostaria de falar um pouco sobre o famoso CLV. Citando o professor Erick Tipster, “tal indicador parte da premissa, já comprovada por diversos estudos, de que o mercado é altamente eficiente no momento do fechamento do pré-game, no apito inicial do evento. Esse seria o momento no qual as probabilidades expostas no mercado das casas profissionais, estariam o mais perto possível da realidade.” ¹. Indico fortemente a leitura completa deste artigo.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Grosso modo, significa que o apostador deve buscar com o seu método, “comprar” a sua aposta num preço maior que o do momento do apito inicial. Vale lembrar que, quanto menor o preço, maior a probabilidade do evento acontecer, e vice-versa.
Um exemplo recente. No jogo entre o Montreal x Columbus, que acontece no momento em que essa coluna é escrita, fizemos uma entrada no visitante AH +0.75 @1,87. Na hora da bola rolar, a mesma aposta estava pagando apenas @1,65, ou seja, 60,6%. Neste caso, significa que “vencemos” o mercado, pois pegamos um preço maior do que o fechamento. Mas isso não significa que vai dar green. Apenas que, no longo prazo, é uma aposta de valor. Desde que passamos a utilizar esta métrica, o nosso resultado atual na MLS é o seguinte:
– Win Rate (tx de acerto): 54,55% com odds médias de 1,932. ROI: 15,97% e CLV: +2,47% até a rodada passada.
Agora sim, vamos às análises?
Teremos a rodada com 4 jogos de valor, dentro do método que utilizo. Um deles, já citado acima, se confirmou a extração de +EV. Em continuidade, temos as seguintes entradas:
Orlando City AH +1.0 @2,04: Mesmo jogando contra o forte Philadelphia Union, a necessidade do atual campeão da Copa é muito grande. Tem potencial para segurar o líder.
Inter Miami AH +0.50 @1,96: Mais um visitante com valor. O Miami tem alta necessidade de vencer para se manter vivo na briga pelos playoffs. Jogando fora de casa, balançou as redes pouquíssimas vezes, mas deve dar algum trabalho para o Chicago Fire.
Vancouver Whitecaps AH +1.0 @1,82: Só deu visitante! Colorado Rapids e Vancouver se equiparam na tabela e em vários outros. Uma vantagem tão grande num jogo que promete ser duro me parece ser um bom investimento.
É isso, galera! Agora o nosso trabalho é aguardar a movimentação do mercado para comparar com a nossa análise, o chamado Closing Line Value (CLV). Em breve, comentarei mais a respeito. E que venham os greens!
Quaisquer dúvidas, entrem em contato! Estou à disposição!
Rodrigo Lanty, investidor esportivo com foco na Major League Soccer, no mercado de Asian Handicap e over/under gols. Formado na turma 12 do curso Aposta de Valor.
Twitter: @RodrigoLanty
Telegram: @RodrigoLanty
Site: https://rodrigolanty.blogabet.com/
¹ https://ericktipster.com.br/closing-line-value-clv-encurtando-caminhos-nas-apostas/
(Capa: Reprodução/Twitter/Orlando City)