InícioMajor League SoccerAtlanta United FCOpinião TMLS: Por que o Atlanta United não decolou em 2022?

Opinião TMLS: Por que o Atlanta United não decolou em 2022?

Lesões, instabilidade no desempenho e uma campanha fraca fora de casa são alguns dos principais motivos da temporada abaixo do Atlanta United em 2022

Definitivamente o ano de 2022 não tem sido dos melhores para o Atlanta United, com 33 pontos e ocupando a décima primeira posição na Conferência Leste, o time comandado por Gonzalo Pineda segue instável dentro da competição e corre sérios riscos de ficar de fora dos playoffs.

Mesmo desembolsando a maior quantia por um jogador na história da MLS, ao contratar o meia argentino Thiago Almada por U$ 16 milhões de dólares, o Atlanta United não consegue ter uma sequência de atuações contundentes e oscila bastante até mesmo dentro dos próprios jogos.

Atlanta United segue sofrendo na temporada 2022
(Reprodução/Twitter Atlanta United)

• Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!

Série de lesões

Uma das marcas (negativas) do 2022 do Atlanta United foram as várias lesões que assolaram vários setores do elenco, mas que foram ainda mais presentes no setor defensivo da equipe. Sem jogadores importantes como Brad Guzan (goleiro), Miles Robinson (zagueiro) que sofreram lesões que os tiraram de toda a temporada, a defesa do time de Gonzalo Pineda precisou ser totalmente remodelada com a competição em andamento.

Além das baixas na linha defesa, o atacante e ídolo da equipe, Josef Martinez, vem sofrendo e muito com pequenas lesões e só foi titular em apenas 12 oportunidades das 20 que jogou no ano. Mesmo com poucos jogos em relações aos demais, o venezuelano divide a artilharia da equipe com Ronald Cisneros, ambos com sete gols marcados.

Desempenho instável

Depois de uma mudança de comando em 2021, quando Gonzalo Pineda assumiu o time que antes era treinado por Gabriel Heinze, o Atlanta teve uma leve crescente no desempenho e que acabou levando a equipe aos playoffs. O sonho do bicampeonato parou no New York City FC, que acabaria conquistando a edição passada do torneio.

Era esperado que em 2022 com a chegada de novos atletas e uma pré-temporada completa sob o comando de Pineda, que o desempenho dos Five Strips fosse melhor, fato que não aconteceu.

A equipe de Pineda costuma apresentar muita instabilidade durante as partidas, demorando a entrar no jogo e cedendo gols decisivos nos finais das partidas, como aconteceu na derrota para o New York Red Bulls, na Red Bull Arena.

O principal ponto de atenção da equipe, apesar das lesões, tem sido o sistema defensivo. Nos 28 jogos disputados, a equipe só não foi vazada em quatro oportunidades. Com um saldo de gols de -6, a defesa do Atlanta United já foi vazada 46 vezes.

Campanha fraca fora de casa

Este talvez seja um dos pontos que fazem a campanha do Atlanta United ainda ser ainda pior em 2022. Se em casa o time consegue bons resultados e tem um desempenho aceitável, fora os comandados de Pineda sofrem bastante e tem apenas uma vitória em 13 jogos.

Dos 39 pontos disputados fora de casa, o Atlanta United somou apenas oito, ou seja, a equipe conquistou apenas 20,51% dos pontos disputados longe do Mercedes-Benz Stadium, sete derrotas, cinco empates e apenas uma vitória.

Se em casa o ataque do Atlanta United marcou 26 gols em 14 jogos, o desempenho cai: são 13 gols marcados em 13 jogos. Em compensação, mais da metade dos gols sofridos na temporada (42), o Atlanta levou quando atuou como visitante (22 sofridos).

Um sonho possível mas nem tanto

Já na reta final da temporada, a distância do Atlanta United para o último time do G7 (Inter Miami) é de apenas três pontos. Porém, o principal problema é acreditar que em meio as dificuldades encontradas durante toda a temporada, a equipe consiga uma reviravolta e melhore seu desempenho para alcançar uma classificação aos playoffs nesta reta final da fase regular da MLS.

Evoluir defensivamente, ser mais equilibrado ao longo dos jogos, melhorar fora de casa, todas esses fatores faltam para que o Atlanta United possa sonhar em se manter vivo na competição. Porém, a pergunta que fica é: ainda dará tempo?

(Capa: Reprodução/Twitter Atlanta United)

@pdtorres_
@pdtorres_
23 anos e morador de Santa Luzia. Formado em jornalismo pelo Centro Universitário UNA, ex-estagiário da ASCOM da Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte. Atualmente redator nos portais esportivos Na Beira do Campo (como setorista do Cruzeiro), no Território MLS portal especializado em futebol dos EUA. Faço análises táticas no Twitter.

Galerias

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

23 photos
10 views

LAFC vs Nashville SC by Celso Oliveira

10 photos
0 views
- Advertisment -
Territorio F1