Seattle Sounders ficará fora dos playoffs pela primeira vez na MLS; San Jose Earthquakes tentará deixar a lanterna da conferência oeste.
Neste domingo (09), na última rodada da temporada regular da MLS, também conhecido como “decision day“, o Seattle Sounders receberá o San Jose Earthquakes no Lumen Field, às 18h30 no horário de Brasília. Os dois times já não possuem chances de se classificar para os playoffs.
Esta será a terceira vez que estes times se enfrentam na temporada. Na primeira vez, o San Jose virou para cima do Sounders jogando na Califórnia, num espetacular 4 a 3. A segunda partida foi pela US Open Cup e jogando em Seattle, o San Jose eliminou o time da casa nos pênaltis exatamente uma semana após a conquista da Concacaf Champions League pelo Sounders.
No histórico do confronto, o Sounders tem 16 vitórias, San Jose tem 14, além de nove empates. No último jogo no Lumen Field, o San Jose venceu por 1 a 0, entretanto nesta temporada os Quakes conseguiram apenas uma vitória fora de casa sendo uma das equipes com menos pontos jogando fora de seus domínios. Outra estatística que conta contra os visitantes é que eles não conseguiram ainda duas vitórias seguidas nesta temporada.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Seattle Sounders
O Sounders está atualmente em décimo-primeiro lugar, com 40 pontos, empatado com o Sporting KC. Uma vitória poderia fazer o time subir uma ou duas posições na tabela, dependendo dos resultados de Colorado Rapids que com 42 pontos enfrentará o Austin fora de casa, e Vancouver Whitecaps que com 43 pontos ainda disputa uma vaga nos playoffs contra o Minnesota United também fora de casa.
O time tem desfalques importantes que impactaram boa parte da temporada como João Paulo e Obed Vargas, além do goleiro reserva Andrew Thomas. Raul Ruidiaz está em recuperação após a lesão no jogo da seleção peruana na última data-FIFA. De acordo com o técnico Brian Schmetzer após o treino da última sexta-feira, “apenas um milagre fará Raul jogar no domingo”, disse Schmetzer. Apesar das diversas lesões durante o ano, o atacante peruano ainda é o artilheiro da equipe na competição com nove gols.
And it's great to see JP back in the pitch. #VamosSounders pic.twitter.com/ZIwlZ4jyxz
— Paulo Alves Jr. (aka PJ) (@PauloAlvesJr_) October 7, 2022
Fredy Montero deverá ocupar a vaga de Raul no comando de ataque. O colombiano tem quatro gols na competição e será a esperança de gols neste jogo. Jordan Morris é o vice-artilheiro da equipe na temporada, com sete gols, porém o americano marcou seu último gol quase dois meses atrás e está há oito jogos sem balançar as redes. Cristian Roldan que se recuperou de cirurgia recentemente deverá ganhar a posição de Danny Leyva no meio de campo. Brian Schmetzer colocará em campo o que tem de melhor disponível no que o clube tem chamado de “jogo de apreciação pelos torcedores”.
San Jose Earthquakes
O time da Califórnia vem de uma vitória contra o Minnesota United dentro de casa por 2 a 0. Apesar da vitória, o time ainda ocupa a última colocação na conferência oeste, com 34 pontos. Apenas uma vitória daria chances de o clube sair da lanterna da competição, além de contar com uma derrota do Houston que joga contra o LA Galaxy em casa.
O time não contará com Gilbert Fuentes, Ousseni Bouda e Emi Ochoa. Will Richmond está listado como dúvida para a partida. O técnico interino Alex Covelo fará sua última partida e deverá colocar em campo a mesma equipe que venceu a última partida.
O destaque da equipe tem sido o francês Jeromy Ebobisse que já marcou 16 vezes na competição. Outro jogador que pode fazer a diferença é o meio de campo argentino Cristian Espinoza que já marcou sete vezes e anotou 14 assistências.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Seattle Sounders
Frei; A. Roldan, Yeimar, Arreaga, Nouhou; C. Roldan, Atencio; Morris, Rusnak, Lodeiro; Montero.
Téc: Brian Schmetzer
San Jose Earthquakes
Marcinkowski; Thompson, Pelae Cardoso, Rodrigues, Marie; Tsakiris, Yueill, Monteiro; Espinoza, Ebobisse, Salinas.
Téc.: Alex Covelo
(Capa: Reprodução/Twitter/San Jose Earthquakes)