Após as notícias bombásticas de ontem sobre seu relacionamento conturbado com o técnico do USMNT, Gregg Berhalter, o ala Gio Reyna fez uma declaração emocionante em seu Instagram diante de sua participação limitada durante a Copa do Mundo do Catar.
Seguindo o que foi a decisão mais controversa do técnico do USMNT, Gregg Berhalter, durante a Copa do Mundo da FIFA de 2022: a de não utilizar o jovem atacante do Borussia Dortmund e estrela da conquista da Copa Ouro como titular. E ainda com tantas conversas circulando sobre o porquê Berhalter o deixou no banco tantas vezes, Reyna decidiu responder nas redes sociais.
Reyna admitiu, muito emocionado, que agiu sem motivação durante sua estadia na Copa, mas acrescentou que foi informado antes do torneio que seu papel seria limitado, mas que todas as disputas da equipe seriam mantidas em sigilo, internamente.
No Instagram, Reyna admitiu ter ouvido antes da Copa do Mundo que seu papel seria limitado e isso o afetou emocionalmente em campo e nos treinos. Ele disse que se desculpou com seus companheiros e treinador depois.
Pouco antes da Copa do Mundo, o técnico Berhalter me disse que meu papel no torneio seria muito limitado. Eu estava devastado. Eu sou alguém que joga com orgulho e paixão. O futebol é a minha vida e acredito nas minhas capacidades. Eu esperava e queria desesperadamente contribuir para o jogo de um grupo talentoso enquanto tentávamos fazer uma declaração na Copa do Mundo.
Também sou uma pessoa muito emotiva e reconheço plenamente que deixei minhas emoções tomarem conta de mim e afetaram meu treinamento e comportamento por alguns dias após saber sobre meu papel limitado. Pedi desculpas aos meus companheiros de equipe e ao técnico por isso, e me disseram estar perdoado. A partir daí, me livrei da decepção e dei tudo de mim dentro e fora de campo.
Reacão as declarações de Gio Reyna
Vários jogadores do USMNT ‘curtiram’ o post de Reyna, incluindo companheiros de equipe na Copa do Mundo.
‘Eu esperava não ter que comentar sobre assuntos da Copa do Mundo’, afirmou Reyna. ‘Acredito que as coisas que acontecem em um ambiente de equipe devem permanecer privadas. Mas foram feitas declarações que refletem o meu profissionalismo e caráter, pelo que sinto a necessidade de fazer uma breve declaração, disse o jogador.
Estou desapontado por haver cobertura contínua deste assunto e extremamente surpreso que alguém da federação dos EUA tenha contribuído para isso acontecer. O técnico Berhalter sempre me disse que os problemas que surgem com a equipe ficarão dentro da concentração para podermos nos concentrar na unidade e no progresso da equipe. Amo meu time, amo representar meu país, e agora estou focado apenas em melhorar e crescer como jogador de futebol e como pessoa. Espero que, no futuro, cada pessoa envolvida no futebol dos EUA se concentre apenas no que é melhor para a seleção masculina, para podermos ter grande sucesso na Copa do Mundo de 2026.
‘Pouco antes da Copa do Mundo, o técnico Berhalter me disse que meu papel no torneio seria muito limitado. Fiquei arrasado. Eu sou alguém que joga com orgulho e paixão.’
Gio Reyna
‘Também sou uma pessoa muito emotiva e reconheço plenamente que deixei minhas emoções tomarem conta de mim e afetaram meu treinamento e comportamento por alguns dias após aprender sobre meu papel limitado. Pedi desculpas aos meus companheiros de equipe e ao técnico por isso, e me disseram estar perdoado.
‘Espero que, no futuro, cada pessoa envolvida no futebol dos EUA se concentre apenas no que é melhor para a seleção masculina, para podermos ter grande sucesso na Copa do Mundo de 2026.’
Berhalter revela bastidor dos Estados Unidos na Copa: um jogador estaria tão abaixo dentro e fora de campo que pensaram em mandá-lo para casa. Exigiram que ele se desculpasse para todo o grupo. Rumores dizem que se trataria de Gio Reyna, que foi pouco usado. https://t.co/U39dg002TD
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) December 12, 2022
2026: Gregg Berhalter convocaria Gio Reyna?
As declarações do jogador seguem as do treinador no Domingo, quando Berhalter revelou que a situação com Reyna estava tão ruim que todos na concentração estavam prontos para expulsá-lo do time.
“Estávamos prontos para reservar uma passagem de avião para casa, de tão extremo ser. E o que aconteceu foi que vamos ter mais uma conversa com ele, e parte da conversa foi como vamos nos comportar daqui para frente. ‘. Mas a outra coisa que dissemos a ele foi, você terá que se desculpar com o grupo, mas terá que dizer por que você está se desculpando. Vai ter que ir mais fundo do que apenas “Pessoal, me desculpe.” E preparei o grupo de liderança com isso.
‘Eu disse: ‘Ok, esse cara vai se desculpar com vocês como um grupo, com toda a equipe’. E o que foi fantástico em tudo isso é que depois que ele se desculpou, eles se levantaram um por um e disseram: “Escute, não foi bom o suficiente, você não atendeu às nossas expectativas de um companheiro de equipe e queremos ver uma mudança.”
‘Eles realmente se apropriaram desse processo. E daquele dia em diante não houve mais problemas com este jogador.’ Reyna jogou somente partidas como reserva durante sua passagem pelo time do Catar.
https://www.instagram.com/p/CmE_QazJeDF/
O USMNT ainda não decidiu sobre o futuro de Berhalter para o próximo ciclo da Copa do Mundo, que será jogada em casa, isso apesar de houverem pedidos para demitir Gregg por vários motivos, entre eles a incapacidade do time de marcar muitos gols durante as quatro partidas da Copa do Mundo. O USMNT marcou apenas duas vezes na fase de grupos e uma vez nas oitavas de final na derrota para a Holanda.
Capa: Gio Reyna / Instagram