Denis Bouanga é o jogador com mais participações em gol pelo LAFC contando Major League Soccer e CONCACHAMPIONS, gabonês vem assumindo o protagonismo da equipe em 2023.
Desde a saída de Chicho Arango após o título da MLS Cup em 2022 existia muita desconfiança quanto a quem dividiria o protagonismo do LAFC com o craque Carlos Vela, porém o inicio de 2023 parece indicar que o novo dono deste posto em LA se chama Denis Bouanga.
Denis Bouanga desembarcou em Los Angeles já na metade da temporada de 2022, vindo do Saint-Étienne da França, o atacante de 28 anos participou de dez jogos da campanha que terminou com o titulo da MLS Cup, marcando três gols durante esse tempo.
Após a saída de Chicho Arango para o futebol mexicano, a dúvida em LA era sobre quem seria o jogador que dividiria protagonismo com o ídolo Carlos Vela, fato que muito se esperava de Bounga que é um dos Jogadores Designados da equipe, porém o começo de 2023 do camisa 99 é melhor do que se esperava e não seria loucura dizer que hoje o atacante é o principal nome do LAFC a frente até de Carlos Vela.
Depois de marcar três gols na rodada passada, Denis Bouanga chegou a marca de treze participações diretas em gol na temporada juntando MLS e Liga dos Campeões da CONCACAF. Dos doze gols do LAFC na MLS, seis foram marcados por Denis e um ainda contou com assistência do camisa 99, ou seja 58% dos gols da equipe na liga tiveram participação de Bouanga.
In a 3-0 victory tonight, @LAFC forward Dénis Bouanga became the fifth different player to record a hat trick in club history and he registered the eighth overall hat trick in team annals.
LAFC's eight hat tricks are the most in @MLS since the club joined the league in 2018. pic.twitter.com/DVidVmeHdi
— MLS Communications (@MLS_PR) April 9, 2023
Se o recorte é feito apenas na Liga dos Campeões da CONCACAF os números ficam ainda mais assutadores, até o momento o LAFC disputou três jogos e marcou sete gols, seis deles com participação de Denis Bouanga (cinco gols e uma assistência), números que só provam que Denis entrou na temporada disposto a lutar pelo MVP e com forças para assumir o protagonismo dos atuais campeões da MLS.
Comparando Denis Bounga com Arango (artilheiro do LAFC na temporada passada), nesse mesmo momento da temporada o colombiano tinha apenas dois gols e uma assistência na MLS, enquanto Bouanga já soma seis gols e uma assistência.
(Capa: Reprodução/Instagram/LAFC)