Aos 37 anos, o volante Renan Garcia voltou aos gramados para realizar o sonho de atuar na América do Norte. As portas se abriram para o jogador no Vancouver FC, que disputa a Canadian Premier League, a segunda competição mais importante do país, já que a primeira é a MLS, em conjunto com os times dos Estados Unidos.
Renan é rodado no mundo da bola. Acumula passagem por grandes clubes do futebol brasileiro e do exterior, com destaque para Atlético-MG, Fortaleza, Santa Cruz, Sampdoria (Itália), Celta de Vigo (Espanha), além de times dos Emirados Árabes, Romênia e Portugal. Antes de desembarcar no Canadá, ele estava mantendo a forma no Comercial-SP.
“O convite para vir para o Vancouver surgiu de um amigo, que jogou junto com o Afshin (Ghotbi, iraniano, treinador do clube) no Los Angeles Galaxy. Acabou dando certo. Cheguei fisicamente bem. Nunca tive lesões graves na carreira. Depois do primeiro treino, já assinei e fui para o jogo. Cheguei no começo de julho aqui e estou adaptado”, disse o jogador ao Território MLS.
O contrato de Renan com o Vancouver termina em dezembro, mas ele faz planos para estender o vínculo, mesmo diante da campanha ruim que o time vem fazendo no campeonato. O Vancouver é o lanterna da competição com apenas 14 pontos em 18 jogos. “Eu pretendo seguir aqui. A estrutura do clube é boa, melhor que de muitos no Brasil. Estou gostando”, reiterou.
Welcoming the latest addition to our roster Renan Garcia!
Renan has an extensive resume in the global football world, playing in Italy, Romania and Portugal.
🔗 Read More: https://t.co/RXPf3uirPL
Welcome to the Dark Side Garcia 🦅#VancouverFC | #CanPL pic.twitter.com/m8vsczlxZJ
— Vancouver Football Club (@vanfootballclub) July 13, 2023
“Eu estou apenas há quatro jogos no time. O que me move são desafios. Estamos trabalhando muito para conseguir os resultados. Temos chances reais de classificação para os playoffs e esse é o nosso principal objetivo. Futebol é dia a dia. O nosso time tem bons jogadores. O clube tem grandes pretensões e quer brigar por título. Esse é só nosso primeiro ano”, completou.
Acostumados a desafios, Renan relembra a carreira vitoriosa, onde enfrentou grandes jogadores. “A gente conseguiu um feito histórico n Sampdoria, quando estávamos quase rebaixados à terceira divisão e recuperamos e garantimos o acesso à Série A. Conseguimos dois títulos com o Al-Nasrs depois de um jejum de quase 30 anos”, destaca.
Leia Mais: Confira os resultados das Oitavas de Final da Leagues Cup 2023
Leia Mais: Conheça o venezuelano candidato a ídolo do Vancouver Whitecaps
“Também enfrentei grandes atletas em minha trajetória, a exemplo do Di Maria, Hulk, Saviola, Totti, Cambiasso, Cavani… Esse know-how do futebol nos faz acreditar que podemos colocar o Vancouver nas primeiras colocações do campeonato. Já vivi momentos controversos e que conseguimos dar a volta por cima”, afirmou o jogador.