InícioMajor League SoccerLA GalaxySem chances de ir aos playoffs, LA Galaxy termina 2023 buscando respostas

Sem chances de ir aos playoffs, LA Galaxy termina 2023 buscando respostas

O Galaxy tinha esperanças de uma grande temporada após assinar em 2022  com sua estrela, Riqui Puig e quase conseguir desbancar seu rival, o LAFC nas semifinais da Conferência Oeste, mas perdendo na prorrogação.

LA Galaxy veio com altas expectativas para 2023

O Galaxy veio como candidato ao Supporter’s Shield e ao topo da classificação em 2023, jogando muito bem com a bola, com veteranos como Martin Cáceres e Douglas Costa e ainda um meia de calibre como o uruguaio Gaston Brugman, para comandar a saída de jogo pelo meio. O elenco ainda contava com jovens jogadores promessa como Jalen Neal e Efrain Alvarez, e ainda um treinador que ganhou a liga por diversas vezes.

“Gostaria de nos ver na Liga dos Campeões [da Concacaf] no próximo ano”, disse o técnico Greg Vanney no começo do ano. “Acho que somos um clube que deveria estar presente na Champions League ano após ano, isso tem que ser o nosso maior objetivo.

Entretanto, poucos positivos na temporada do LA Galaxy

A fase positiva da temporada veio na Open Cup, quando a equipe bateu o Seattle Sounders e o LAFC, ambos que descansaram seu elenco durante as partidas.

Nem a contratação do veterano atacante Billy Sharp nesta janela salvou o clube de não jogar os playoffs. Ele até parece ter gerado bons resultados, e momentaneamente deu vida ao ataque do Galaxy, mas não foi o suficiente. Sharp termina o ano com dez partidas e marcando 6 gols, mas seu contrato expirará no final de 2023, provavelmente selando a passagem do jogador de 37 anos pela MLS.

Como foram os brasileiros do LA Galaxy em 2023?

Os brasileiros Calegari e Douglas Costa pouco puderam fazer para reverter o mau momento de sua equipe em 2023.

O veterano jogou mais de 1000 minutos em 2023 e participou de 20% dos gols de sua equipe. Quando não estava machucado, Douglas Costa mostrou resquícios de uma boa temporada, especialmente na segunda parte do ano, mas a verdade é que ele nunca embalou de vez e muitas vezes ficou como opção de banco para a comissão técnica. Agora, sem contrato, entretanto, deve deixar a equipe, uma vez que não parece ter feito suficiente para justificar a vaga de Jogador Designado da equipe.

LA Galaxy - El Trafico
O brasileiro Calegari em ação pelo LA Galaxy / Celso Oliveira 

Já Lucas Calegari, ex-Fluminense, chegou no comecinho do ano e foi um lateral de confiança de Vanney, jogando 70% dos jogos como titular, isso antes de uma ruptura do ligamento cruzado anterior encerrar sua temporada em setembro e agora deve fazer sua recuperação no clube mesmo antes de estrear em 2024.

Prognóstico do LA Galaxy em 2024

Puig tem sido excepcional para o Galaxy, mas fica claro que ele necessitará de ajuda para recuperar a forma que fez do LA a maior franquia da MLS por tantos anos. E a comissão técnica? Deve permanecer? Talvez, com dois jogadores designados diferentes e menos lesões na temporada, Greg Vanney pode vencer uma vez mais.

São algumas das perguntas que o novo Gerente Geral Will Kuntz terá mais de 3 meses para responder, antes de sua equipe entrar em campo novamente em 2024. Até lá, o Galaxy mais uma vez assistirá seus rivais LAFC e San José jogar os playoffs da MLS sem o próprio participando da busca pelo troféu da MLS Cup.

Capa: LA Galaxy / Twitter

@celsoliveira_
@celsoliveira_https://territoriomls.com/
Celso Oliveira é correspondente do Los Angeles FC, na Califórnia e atual líder do projeto Territorio MLS. Fotos e videos pelos campos da Major League Soccer

Galerias

Gotham vs Racing Louisville by John Perdicaro

18 photos
0 views

RBNY vs Vancouver by John Perdicaro

21 photos
0 views

RBNY vs Chicago Fire by John Perdicaro

41 photos
10 views
- Advertisment -
Territorio F1