Em reformulação, Seleção do México anunciou que os experientes Guillermo “Memo” Ochoa, Raúl Jiménez e Hirving Lozano não fazem parte dos planos da equipe para a Copa América 2024
O técnico da seleção mexicana Jamie Lozano anunciou sua lista de 31 jogadores preliminares antes da Copa América deste verão, com os atuais campeões, Argentina, nos dando início na quinta-feira, 20 de junho, no Estádio Mercedes Benz em Atlanta.
O El Tri jogará em um grupo que inclui Jamaica, Venezuela e Equador. O primeiro jogo para os convocados de Lozano começa no sábado, 22 de junho, contra os Reggae Boyz da Jamaica em Houston, no NRG Stadium.
Uma surpresa significativa na seleção de Lozano é a ausência de Memo Ochoa, goleiro de 39 anos, que não viajará com a equipe. O lendário goleiro mexicano estreou pela Seleção em 2005 e representou o país em 125 ocasiões, tornando-se o terceiro jogador com mais partidas pela seleção de seu país.
O ex-goleiro do Club América foi titular por 19 anos, jogando sua última partida na frustrante derrota mais recente da equipe na final da Nations League contra os Estados Unidos em março. Seu desempenho nessa final levantou dúvidas sobre quanto tempo ele ainda tinha entre as traves de sua Seleção, e agora parece que temos nossa resposta.
“Conversamos com ‘Memo’, e eu disse a ele que a decisão foi tomada por mim, mas isso não significa que ele está fora do processo (para a Copa do Mundo de 2026),” – disse Lozano durante a coletiva de imprensa documentada pelo Los Angeles Times.
A decisão de deixar Memo de fora agora levanta questões sobre quem o substituirá. Muitos esperam que a primeira escolha do Club América, Luis Malagón, o substitua, como fez durante as quartas de final da Nations League contra Honduras, quando Memo teve que sair devido a uma lesão. No entanto, ele enfrentará uma forte concorrência pela posição, já que Julio González, do Pumas, tem se destacado nesta temporada, mantendo sete jogos sem sofrer gol em 17 partidas. Também na disputa está Raúl Rangel, do Chivas, que desempenhou um papel vital enquanto o clube chegava às semifinais da Liga MX Clausura.
A Seleção Completa do México para a Copa América 2024
Goleiros
– Luis Malagón (Club América)
– Raúl Rangel (Chivas)
– Julio González (Pumas)
Defensores
– Jorge Sánchez (Porto)
– Israel Reyes (Club América)
– Luis Romo (Monterrey)
– Cesar Montes (Club América)
– Erick Sánchez (Pachuca)
– Alexis Peña (Necaxa)
– Johan Vásquez (Genoa)
– Jesús Orozco (Chivas)
– Gerardo Arteaga (Monterrey)
– Bryan González (Pachuca)
Meio-Campistas
– Edson Álvarez (West Ham)
– Brian García (Toluca)
– Jordan Carrillo (Santos Laguna)
– Julián Quiñones (Club América)
– Orbelín Pineda (AEK Atenas)
– Santiago Giménez (Feyenoord)
– Luis Chávez (Dynamo Moscow)
– Andrés Montaño (Mazatlán)
– Fernando Beltrán (Chivas)
– Charly Rodríguez (Cruz Azul)
Atacantes
– Marcelo Flores (Tigres)
– Cesar Huerta (Pumas)
– Guillermo Martínez (Pumas)
– Alexis Vega (Toluca)
– Uriel Antuna (Cruz Azul)
– Diego Lainez (Tigres)
Com as mudanças para a Copa America, Lozano e a Seleção de seu país enviam uma mensagem de que esta é uma nova fase, baseada em uma nova geração para o futebol do México. Memo se foi, assim como outros rostos familiares que conhecemos.