Gabriel Pirani, ex-Santos e Fluminense, exalta Fernando Diniz: “Ele viu um potencial que eu não via”

Publicado:

Pirani, meia do D.C. United, revela bastidores com o técnico e destaca transformação pessoal e profissional

Hoje no D.C. United, da , Gabriel Pirani vive uma nova fase na carreira, mas guarda com carinho os ensinamentos de um dos treinadores mais marcantes da sua trajetória: Fernando Diniz.

Pirani foi convencido após receber ligações semanais de Diniz no Flu

Em entrevista exclusiva ao Território MLS, o meia revelou bastidores da convivência com o técnico no Santos, e destacou a importância de Diniz não só no seu desempenho dentro de campo, mas na formação do seu caráter e confiança como atleta.

Pirani atuou no Santos entre 2021 e 2023, com passagens por empréstimo por Cuiabá e Fluminense, até se transferir para o futebol norte-americano no início de 2024. Foi no Peixe, porém, que ele viveu um momento de grande aprendizado ao ser comandado por Fernando Diniz durante a temporada de 2021.

VEJA TAMBÉM: Ex-Inter, Daniel defende ranking de melhor goleiro da MLS em 2025 e tentará parar Messi: “Muito especial”

Pirani fala da confiança que o técnico deu a ele

“Diniz, quando chegou no Santos, o pessoal já falava, né? Que era um sistema diferente, que ele tenta ajudar todo mundo, mais como ser humano do que como profissional”, afirmou o meia. “Logo nos primeiros dias, ele foi se mostrando assim.”

Era o jogador que eu mais cobrava no Santos", diz Diniz sobre Pirani - Fluminense: Últimas notícias, vídeos, onde assistir e próximos jogos

No início, a intensidade e a cobrança constante do treinador causaram estranhamento. “Eu até ligava pro meu irmão e falava: ‘cara, não é possível. Tô tentando o máximo e ele ainda quer tirar mais de mim’. E a verdade é que ele viu um potencial que eu não via.”

Segundo Pirani, Diniz o incentivou a mudar de postura em campo. “Eu tinha o meu jogo da base, fugia do contato, soltava a bola rápido… Ele dizia: ‘você já não é mais um menino fraquinho. Você tem condições de driblar o cara. Vai pra cima’. Ele me deu essa confiança.”

“O futebol é um meio para mudar a vida das pessoas”

Mais do que um treinador tático, Diniz foi, para Pirani, uma figura de transformação pessoal. “Ele sempre fala que o futebol é um meio pra mudar a vida das pessoas. A gente vai ser melhor, vai chegar com autoestima mais alta em casa, vai brincar com o filho, se dar bem com a esposa. Ele me ajudou muito na parte de ser humano, de reconhecer minha capacidade.”

SIGA O TERRITÓRIO MLS NO X

Em campo, a evolução foi visível. “Mesmo em uma situação boa, ele exigia mais. Se precisasse me usar em outra função, ele me colocava e dizia que eu ia conseguir. Nos últimos cinco jogos com ele, eu tinha participado de três, quatro gols. Ele é uma pessoa fenomenal, tenho muita gratidão.”

Novo desafio na MLS

Desde julho de 2023, Gabriel Pirani veste a camisa do D.C. United, na sua primeira experiência fora do Brasil. Com apenas 23 anos, ele já soma mais de 100 jogos como profissional, incluindo partidas por Santos, Fluminense e Cuiabá, além da equipe da capital norte-americana.

Sua chegada à MLS é vista como uma oportunidade de crescimento e adaptação a um novo estilo de jogo — mas as raízes formadas com Diniz continuam presentes. “Levo muito do que aprendi com ele até hoje. Sempre na torcida por ele.”

Confira o vídeo completo:

Confira a entrevista completa do Território MLS com Evander:

@Tiagobrandao_8
@Tiagobrandao_8
Jornalista brasileiro cobrindo a Major League Soccer diretamente do Rio de Janeiro no Brasil.

Artigos Relacionados

Artigos Recentes