Prévia: Pensando na Copa, Estados Unidos começa sua defesa do título da CONCACAF Nations League contra Granada

Publicado:

Após sair invicta dos amistosos contra Marrocos e Uruguai, seleção estadunidense dá primeiro passo na competição continental

Nesta sexta-feira (10), às 23h (horário de Brasília), os Estados Unidos fazem sua estreia na contra a seleção de Granada no Q2 Stadium, localizado na cidade de Austin, Texas. Atuais campeões do torneio, os estadunidenses são amplos favoritos e chegam para o confronto ainda invictos neste período de jogos entre nações, vencendo a seleção de Marrocos e empatando contra o Uruguai. Já Granada faz seu terceiro jogo na competição e busca sua primeira vitória.

Este será apenas o quarto encontro entre e a seleção caribenha. Em todos os confrontos anteriores, os Estados Unidos se consagraram vencedores. No último jogo, realizado em 2009 pela Gold Culp, os ianques não tiveram piedade do rival e aplicaram uma goleada por 4 a 0. Robbie Rogers, Stuart Holden, Freddy Adu e Charlie Davies foram os autores dos gols.

Seleção dos Estados Unidos enfrentando Granada, em 2009
(Reprodução: Twitter/ US Soccer)
  • Quer assistir UM MÊS DE NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI 

ESTADOS UNIDOS

Apesar da especulação da imprensa local de que a US Soccer busca mais jogos preparatórios, o duelo desta sexta-feira é o último agendado em território norte-americano antes da Copa do Mundo do Catar, até o momento. Por isso, os jogadores almejam deixar uma impressão positiva para a torcida e aumentar a confiança para a realização de uma boa campanha no seu retorno ao mundial após ter ficado de fora na edição realizada na Rússia, em 2018.

Para maior parte dos jogadores, a competição é especial por se tratar de seus primeiros títulos conquistados pela seleção. “Este torneio nos ajudou muito a ganhar confiança e para o nosso grupo, ganhar este torneio pela primeira vez, foi muito importante. Ganhamos confiança de que podemos vencer copas e torneios. O mais importante para nós é defender nosso título e também seguir tentando melhorar para o Mundial”, disse o atacante do FC Dallas, Paul Arriola.

Para o jogo desta sexta-feira, o terceiro no estádio do em menos de um ano, Gregg Berhalter não poderá contar com Giovanni Reyna, Miles Robinson, Djordje Mihailovic e Zack Steffen, cortados por lesão. O treinador deve mandar a mesma formação utlizada nos amistosos da última semana.

GRANADA

O país caribenho conquistou seu lugar no maior nível da CONCACAF Nations League ao vencer seu grupo no nível B da Liga das Nações da CONCACAF entre setembro e novembro de 2019, onde terminaram com 14 de 18 pontos possíveis à frente da Guiana Francesa, Belize e São Cristóvão e Nevis. Desde então, a seleção não teve muitos outros compromissos.

Na Copa Ouro de 2021, foi presa fácil e não conseguiu pontuar contra seleções mais fortes como Catar, Honduras e Panamá. Em 2022, nenhuma vitória em cinco jogos, dois destes por esta edição da Liga das Nações contra El Salvador; um empate por 2 a 2 e uma derrota por 3 a 1.

As esperança para a modesta seleção recai sobre jogadores que atuam justamente no território do rival. Embora não possua nenhum granadino na MLS, as divisões inferiores são repletas de jogadores do país. Na , Benjamin Etienne e AJ Paterson são defensores do Charleston Battery, enquanto os meio-campistas Alexander McQueen e Shavon John-Brown jogam pelo Indy Eleven e El Paso Locomotive, respectivamente, além do atacante Kharlton Belmar, que atua pelo Colorado Springs Switchbacks. Os Spice Boys também apresentam um par de jogadores da USL League Two: o zagueiro Kwesi Paul, do Peachtree City, e o meio-campista Josh Gabriel, do Westchester Flames.

FICHA TÉCNICA

Estados Unidos
Johnson; Yedlin, Zimmerman, Long, Scally; McKennie, Adams, Musah; Weah, Ferreira, Pulisic
Téc.: Greg Berhalter

Granada
Belfon; Etienne, Harrack, Paterson, Sterling; Theodore, Charles, Frank, Berkeley-Agyepong, John-Brown; Charles
Téc.: Michael Findlay

ESTADOS UNIDOS X GRANADA
CONCACAF Nations League —
1ª rodada
Data: 10/6/2022 — 23h (BR)
Local: Q2 Stadium, Austin, Texas
Último confronto: Estados Unidos 4 x 0 Granada, 4 de julho de 2009

Q2 Stadium, casa do Austin FC
(Reprodução: Austin FC)

(Capa: Reprodução/ Twitter CONCACAF Nations League)

Artigos Relacionados

Artigos Recentes