Célio Pompeu conversa com Território MLS

0
91
Reprodução: X/St Louis

O brasileiro Célio Pompeu falou com o Território MLS Brasil em entrevista exclusiva sobre diversos assuntos envolvendo a Major League Soccer. 

📸: Reprodução Pessoal

Com 24 anos, Célio Pompeu vem para mais um ano no St Louis e bateu um papo bem interessante com o Território MLS, projetando a temporada 2024, analisando o ano de 2023 e contando um pouco mais sobre sua visão da liga.

Em 2023, Célio participou de 32 jogos, com 2 gols e 3 assistências pelo St Louis. O grande destaque ficou por suas estatísticas de dribles; Célio foi o jogador na liga com mais dribles certo por 90 minutos, com média de 4,70 ficou bem a frente do 2° lugar, Denis Bouanga, com 4,45.

Você teve um ano de 2023 de adaptação na liga, já participando com gols e assistências. Vem conseguindo seu espaço dentro do time, como avalia seu 2023 e como projeta seu 2024?

 

Então, primeiro ano do time em 2023 foi muito positivo pois conseguimos nos classificar para os playoffs da mls e garantir uma vaga na Concacaf champions cup, foi uma temporada de muito aprendizado individual, consegui ajudar o time de diversas formas, com gols, assistências e joguei em 6 posições diferentes, posições que nunca tinha jogado antes e consegui ir bem.

Esse ano de 2024 eu quero individualmente melhorar meus números de gols e assistências, sou um jogador que cria muitas chances e trago um estilo de jogo diferente dos outros jogadores do meu time que é o mano a mano e uma improvisação de jogadas driblando, quero converter essas chances em gol. Coletivamente eu quero ganhar algum título com esse clube, e conseguir ir mais longe nos playoffs da MLS.

 

St Louis é uma equipe muito jovem, apenas no seu 2° ano, e já teve um primeiro ano muito bom, o que você acredita que a equipe tenha que fazer para se manter no topo em 2024 e conseguir ir mais longe nos playoffs?

 A gente é um time que só funciona se todo o coletivo estiver disposto a fazer o trabalho junto e com muita energia, pois somos um time de HighPress que pressionamos os outros lá na frente, dificultando a saída de bola dos adversários, a gente segue com os nossos princípios de jogo passado pelo nosso treinador e acho que devemos melhorar nosso jogo com a bola quando temos a bola no campo adversário, assim creio eu que conseguiremos ir mais longe.

Reprodução: X/St Louis

É muito legal observar a força que a equipe teve jogando em casa em 2023, por ser um time com pouco tempo de existência, é até curioso essa identificação com a torcida, como você enxerga a relação de vocês com a torcida do St Louis? 

Minha expectativa não era muito grande sobre a torcida mas pra te falar a verdade, eles me ssurpreenderam. Sempre nos apoiando e gritando o jogo todo, fazendo mosaicos e tudo mais.

Aqui em St Louis é uma cidade que respira o esporte, os torcedores sempre lotam os jogos aqui, independente do esporte ou até mesmo se é um jogo profissional ou não, é muito louco isso e o reconhecimento deles nas ruas quando veem a gente, é muito maneiro.

Você ainda não teve a oportunidade de jogar no futebol brasileiro, tem vontade de um dia vir para o Brasil?

Sim, tenho vontade. Duas equipes da Série A falaram comigo nessas férias e foi muito legal saber que eles estavam acompanhando os meus jogos na MLS, tenho um sonho sim de um dia jogar no Brasil em um projeto organizado.

Reprodução: X/St Louis

A gente vê um crescimento muito grande do interesse na MLS no Brasil desde que o Messi chegou na liga, como enxerga esse movimento?

Acho muito positivo para a liga, com o Messi jogando a visibilidade aumenta muito mais e isso só traz coisas boas. Mais jogadores de qualidade estão vindo e isso a liga só tem a ganhar. Investindo em jovens também.