ATUALIZAÇÃO (4 DE DEZEMBRO):
Após o Vélez Sarsfield/ARG confirmar a venda do meia Thiago Almada para o Atlanta United por U$ 16 milhões, a equipe da Major League Soccer divulgou comunicado onde relatou que a transferência não está concluída neste momento e que tem apenas uma opção exclusiva para comprar o atleta.
“Temos visto relatos sobre Thiago Almada. Não nos comprometemos a adquirir o jogador neste momento; podemos confirmar que mantemos uma opção exclusiva para transferir permanentemente o jogador. A opção se estende até 2022. Não teremos mais comentários sobre o jogador neste momento“, divulgou o clube em suas redes sociais.
We have seen reports about Thiago Almada. We have not committed to acquiring the player at this time; we can confirm that we retain an exclusive option to permanently transfer the player. The option extends into 2022. We will have no further comment on the player at this time.
— Atlanta United FC (@ATLUTD) December 4, 2021
Por Gustavo Demétrio
ATUALIZAÇÃO (3 DE DEZEMBRO):
Nesta sexta-feira, o Vélez Sarsfield/ARG comunicou em suas redes sociais que a negociação com o Atlanta United pela venda do meia-atacante Thiago Almada obteve um desfecho favorável para o time da Major League Soccer, que compra o jogador argentino por U$ 16 milhões. Este valor é o maior já pago por um jogador na história da liga americana, ultrapassando a ida de Rodolfo Pizarro para o Inter Miami em 2020.
Almada deve se transferir para o Atlanta em fevereiro, segundo comunicado.
🇦🇷🤝🇺🇸 Se arribó a un entendimiento con la Mayor League Soccer (MLS) por la cesión definitiva de los derechos federativos de Thiago Almada a favor del Atlanta United FC. El monto de la operación es de U$S16.000.000. El convenio entraría en vigencia a principios de febrero de 2022 pic.twitter.com/dLi6U1wR3Y
— Vélez Sarsfield (@Velez) December 3, 2021
Thiago Almada era um desejo antigo do time do estado da Geórgia. A transferência somente não foi concretizada na última janela de transferências da MLS, pois houveram problemas relacionados a trâmites burocráticos para ida do jogador aos Estados Unidos.
Por Gustavo Demétrio
ATUALIZAÇÃO (28 DE OUTUBRO):
Em entrevista concedida ao veículo argentino TyC Sports, o meio-campista do Vélez/ARG, Thiago Almada, disse que o acordo entre o clube de seu país e o Atlanta United está muito próximo de ser finalizado, para que o jogador possa atuar na próxima temporada na Major League Soccer.
“Sim, o negócio entre Vélez e Atlanta United para Dezembro parece quase concluído”, revelou Almada.
Valores e tempo de contrato não foram citados na entrevista da TV argentina com o jogador.
Thiago Almada is expected to join MLS side Atlanta in the next transfer window, player confirms: “Yes, the deal between Vélez and Atlanta United for December seems almost completed”, Almada told @tycsports. 🇦🇷🤝 #AtlantaUtd #MLS
It was almost done last summer and still on track. https://t.co/nZFySGTAnc
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) October 28, 2021
Por Gustavo Demétrio
MATÉRIA ORIGINAL (27 DE OUTUBRO):
Em entrevista, Almada comentou sobre as sondagens passadas feitas pelo Atlanta United e sobre uma possível transferência
Nesta quarta-feira (27), o veículo americano Dirty South Soccer publicou, por meio de seu site, a entrevista que o meio-campista Thiago Almada, atualmente no Vélez Sarfield/ARG, realizou. Nela, o atleta conversou com o repórter sobre o interesse que o Atlanta United tem em contar com seu futebol e sobre as sondagens passadas.
O argentino de 20 anos foi sondado pelo time de Atlanta na janela de transferências, no inicio deste ano. O motivo para a contratação do atleta não ocorrer foi a não liberação do documento VISA, usado para viabilizar a transferência. Apesar de não concretizada anteriormente, Almada deixou aberta uma possível transferência no futuro, porém relatou a sua preferência é jogar na Europa,
No início do ano, o Olympique de Marselha/FRA também demonstrou vontade de contratá-lo. Na época, o presidente do clube francês, Pablo Longoria, recuou a transação após ser informado que o valor compra estava em torno de 15 milhões de euros.
“The [Atlanta United move] was close. It did not happen, but everything is still on track. Right now I am calm and enjoying [Velez]. I will take the decision with my family, but if an offer comes, I’d like to leave. I prefer to go to Europe.”
Thiago Almada on his future. #ATLUTD pic.twitter.com/NYSTAVhW1U
— Ronald Peña (@ronaldpen_a) October 27, 2021
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
“A [mudança do Atlanta United] foi apertada. Não aconteceu, mas ainda está tudo nos trilhos. No momento estou calmo e gostando [do Vélez]. Vou tomar a decisão com minha família, mas se vier uma oferta, gostaria de ir embora. Prefiro ir para a Europa”, disse o jovem jogador sobre seu futuro incerto.
Thiago Almada começou a carreira na base do Vélez e subiu para o time profissional em 2018. Desde então, o meia ofensivo coleciona 93 aparições, 24 gols e 10 assistências.
O antigo treinador dos Five Stripes, Gabriel Heinze, teve a oportunidade de comandar o jovem atleta, em sua passagem pelo clube argentino, que ocorreu antes de ter aceito a oferta para treinar na MLS, e pode ter tido influência na tentativa de contratação no começo de 2021.
Além disso, Almada foi investigado no início deste ano devido denúncia de abuso sexual. O time argentino resolveu, na época, afastar o atleta, porém o clube já trata a situação como finalizada e sem avanços por parte da justiça.
(Capa/Reprodução Twitter oficial de Thiago Almada)