Canadá têm adversário atuando em clube brasileiro
O Canadá vai enfrentar Cuba, Guatemala e mais uma terceira seleção, ainda indefinida, pelo Grupo D da Copa Ouro Concacaf 2023. A competição acontece nos Estados Unidos e, também, em Toronto, no mês de junho, entre os dias 16 de junho e 16 de julho.
Ao todo, 15 estádios em 14 cidades diferentes vão receber os jogos das seleções nesta 17ª edição da competição. Os canadenses tentam, no mínimo, repetir a campanha de 2021, quando chegaram na fase semifinal. Àquela altura, acabaram eliminados para os mexicanos após derrota por 2 a 1.
Raio-X
Os adversários não devem oferecer perigo aos canadenses. Na última vez que enfrentou a Guatemala pela mesma competição, em 2007, o Canadá passou fácil com uma goleada de 3 a 0. Apesar da liderança do Grupo D na Liga das Nações 2022/2023, os gualtematecos chegaram a ser derrotados pela inexpressiva Guiana, por 2 a 0.
Apenas cinco jogadores da seleção principal atuam fora do país, incluindo o zagueiro e capitão, Gerardo Gordillo, de 28 anos, anunciado no final do ano passado pelo Juventude, para a disputa do Campeonato Gaúcho e Série B do Campeonato Brasileiro desta temporada.
Contra Cuba, foram quatro encontros anteriores, sendo o mais recente pela fase de grupos da edição de 2019. Chocolate canadense: 7 a 0, com três gols de Lucas Cavallini, ex-Whitecaps, e mais três de Jonathan David (Lille – França), e um de Junior Hoilet (Reagind – Inglaterra).
Confira os grupos da Copa Ouro
Grupo A – EUA, Jamaica, Nicarágua e Vencedor das Eliminatórias 9;
Grupo B – México, Haiti, Honduras, Catar;
Grupo C – Costa Rica, Panamá, El Salvador e Vencedor das Eliminatórias 8;
Grupo D – Canadá, Guatemala, Cuba, Vencedor das Eliminatórias 7.