A Major League Soccer anunciou sexta-feira (26) que Sacramento não será mais uma expansão da liga. Veja mais detalhes do motivo desta decisão
Revelado pelo The Athletic, jornal esportivo americano, o grupo de investidores liderado por Ron Burkle decidiu nesta sexta-feira (26) por não continuar com o projeto devido as dificuldades financeiras causadas pela pandemia de COVID-19. Lembrando que o clube não pagou os $200 milhões da vaga de expansão na liga no tempo estipulado pelos mesmos motivos. Burkle e seu grupo não enviaram nenhum tipo de pagamento relacionado a expansão à MLS.
Segundo Sam Stejskal (The Athletic) pessoas dentro do comitê da liga já não confiavam mais no projeto, principalmente após o fato que Burkle comprou o Rancho Neverland (antiga casa de Michael Jackson, em dezembro, por US$22 milhões (dólares), mesmo período em que o grupo estava estipulado para pagar a vaga de expansão.
O prefeito de Sacramento, Darell Steinberg, comentou que ficou muito decepcionado com a desistência do grupo e que estaria procurando um novos investidores, com a tentativa de ter uma franquia na cidade, que atualmente conta com clubes na NBA e NHL. Porém, o que tudo indica é que a liga deve também abandonar o projeto de uma franquia na cidade.
Seguindo o que fontes disseram ao The Athletic, não caiu bem o fato que a liga terá que passar por um momento de críticas por causa de ter anunciado uma franquia sem ter um acordo selado oficialmente por via de assinatura. A expansão tinha sido anunciada em 2019. Pessoas dentro da liga também afirmam que uma franquia em Sacramento não ajudaria a MLS crescer no cenário nacional ou internacional.
A liga agora voltará a focar na busca de uma nova franquia para completar o plano de expansão de 30 times. As últimas cidades a fazerem propostas para a MLS foram: Phoenix, Detroit, Tampa Bay, San Diego e Las Vegas. Quem quiser uma dessas vagas terá que pagar no mínimo US$ 300 milhões, preço pago pelo Charlotte FC, última franquia a conseguir um lugar no campeonato.
No mais, Burkle deve seguir em frente no projeto de expansão na NWSL, mesmo com toda desconfiança ao redor dele. Sem o estádio específico de futebol e as locações que seriam criadas para habitar o time da MLS, a proposta da NWSL ainda está em cheque pois pode haver o não cumprimento das promessas feitas. Diferente do time masculino, a NWSL recebeu alguns pagamentos pela vaga de expansão.
Algumas fontes do The Athletic dizem que Jill Ellis, ex-treinadora da seleção americana já estaria acertado para a estreia da equipe na liga.
(Capa: Reprodução/ Site Republic FC)
Comentários estão fechados.