Para os amantes dos esportes estadunidenses, considerar o estado de Massachusetts como um importante cenário esportivo não é novidade, o que deve ser o caso também na Copa do Mundo de 2026, sediada em três países com dimensões continentais.

 

Como falarmos de basquete, futebol americano, e hóquei no gelo sem lembrarmos respectivamente dos tradicionais e vencedores Celtics, Patriots e Bruins?  As franquias são as equipes locais de Boston, cidade principal do estado de Massachusetts. 

Por essa razão, este estado, um dos berços da educação nos Estados Unidos, foi palco da Copa em 1994 e será mais uma vez em 2026, se tornando umas das sedes mais inusitadas de um dos maiores eventos esportivos do mundo, mas dessa vez com um detalhe bem diferente.

Na Copa do Mundo realizada há 29 anos, Boston teve o antigo Foxboro Stadium como palco de seus jogos, todavia, este estádio, que era casa do New England Revolution e dos Patriots foi demolido em 2002 abrindo espaço para o moderno e imponente Gillette Stadium.

Bob Thomas Sports Photography via Getty Images

 

Do velho Foxboro ao Gillette Stadium


Em 1994, o Foxboro Stadium, que tinha capacidade para 61 mil pessoas, recebeu seis partidas do Mundial dos Estados Unidos, dentre eles um jogo das quartas de final, um válido pelas oitavas e quatro pela fase de grupos. Um dos duelos mais importantes da fase inicial foi a partida entre Argentina e Grécia, jogo em que Diego Maradona fez seu último gol na história das Copas.

O Gillette Stadium, construído exatamente ao lado do antigo Foxboro, tem capacidade para 68.756 pessoas, receberá jogos da primeira fase, quantidade de partidas ainda não definida pela FIFA, e um jogo das quartas de final.

E não será a estreia do estádio localizado ao sul de Massachusetts em Copas do Mundo, há quase 20 anos, em 2003, o recém-inaugurado Gillette Stadium, recebeu algumas partidas do Mundial feminino que teve a Alemanha como grande campeã.

Ainda faltam pouco mais de 3 anos para o Mundial, mas a expectativa para receber novamente os principais craques do futebol é enorme entre os mais de 6 milhões de pessoas que moram em Massachusetts, estado que também abriga cerca de 53 mil brasileiros, fazendo do estado a maior comunidade verde e amarela da America do Norte.

A vigésima terceira edição da Copa do Mundo da FIFA de 2026 terá como anfitriãs da competição um conjunto de 16 cidades em três países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.

 

Capa: Reprodução Twitter/New England Revolution

Share.

Comments are closed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: